- O utilitário esportivo global de nova geração é mais um ícone da marca que chega ao mercado brasileiro, cercado de carisma e inovação
- Além de excepcional capacidade todo-terreno, o Bronco Sport oferece alto padrão de conveniência, segurança, conforto e conectividade para o uso diário
- Equipado com motor 2.0 EcoBoost de 240 cv, transmissão automática de oito velocidades, tração 4×4, diferencial traseiro blocante e sete modos de gerenciamento de terreno, tem direção ágil e envolvente
- Seu requinte é evidenciado por materiais de acabamento premium e soluções inteligentes, como sistema de gerenciamento de carga e vidro traseiro com abertura independente
- Conectividade FordPass, pacote de segurança com nove airbags e tecnologias semiautônomas são alguns itens do novo SUV não encontrados em concorrentes da mesma faixa de preço
O Bronco Sport, lançamento mais esperado da Ford este ano, começou a ser vendido no Brasil. Herdeiro do carisma e tradição do Bronco, que se tornou um ícone 4×4 nos Estados Unidos, o utilitário esportivo global de nova geração vem recheado de tecnologia e traz outra característica ímpar no segmento: a versatilidade. Além da excepcional capacidade off-road, é um veículo perfeito para o uso diário, com alto padrão de requinte, segurança, conveniência e conectividade.
“Estamos muito empolgados em trazer mais este produto global e icônico para o Brasil, com um pacote completo e único no segmento”, diz Antonio Baltar Jr., diretor executivo da Ford. “O Bronco Sport é um SUV para clientes que buscam exclusividade, estão conectados com as últimas tendências e tecnologias e valorizam os momentos de lazer, com a confiança de poder ir a qualquer lugar com alto desempenho, estilo e segurança.”
O Bronco Sport 2021 chega em versão única e completa, a topo de linha Wildtrak, com motor 2.0 EcoBoost de 240 cv, transmissão automática SelectShift de oito velocidades, tração 4×4, rodas de 17” e pneus todo-terreno. Os sete modos de gerenciamento de terreno (G.O.A.T. Modes), o diferencial traseiro blocante e o exclusivo piloto automático para trilhas são recursos que contribuem para o seu imbatível desempenho fora de estrada.
Além de 9 airbags, ele vem equipado com tecnologias semiautônomas avançadas, como piloto automático adaptativo com Stop & Go, assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestre e faróis de LED com luz alta automática. Sua central multimídia SYNC 3 com tela de 8”, completa, inclui som B&O de altíssima qualidade e carregador sem fio para celular. Conta também com os recursos de conectividade do aplicativo FordPass, como partida remota e localização do veículo pelo celular.
Na cabine, há ainda bancos parcialmente de couro com aquecimento, painel de instrumentos digital com tela de 6,5”, tomadas elétricas de 110 V e 12 V, porta-objetos inteligentes e porta-malas com sistema de gerenciamento de carga que permite criar diferentes divisórias e até uma mesinha auxiliar. Lançado por R$256.900, com todos esses atributos, o Bronco Sport oferece um conjunto superior ao dos competidores diretos da mesma faixa de preço.
Experiência do usuário
O Bronco Sport é um dos primeiros projetos a usar o novo processo de desenvolvimento do produto da Ford focado na experiência do usuário, em que a equipe de designers e engenheiros se coloca no papel dos clientes para buscar as experiências e soluções relevantes no uso do carro.
As clínicas foram feitas na Califórnia, EUA, e seu projeto teve como engenheiro-chefe um brasileiro, Alex Machado, atual diretor de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul.
“No desenvolvimento do Bronco Sport nós focamos fortemente nesse público aventureiro para entregar uma experiência real de fora de estrada e também um desempenho e conforto espetacular no dia a dia. Por isso ele tem tantas soluções supreendentes e também vai encantar os brasileiros”, diz. “Além de um desempenho robusto em todos os tipos de terreno, é um veículo prazeroso de dirigir, superversátil, silencioso e muito seguro.”
O Bronco Sport foi testado nas condições mais exigentes do planeta, seguindo os rígidos padrões da Ford, e conta com três anos de garantia.
Potente e ágil
O Bronco Sport tem motor 2.0 EcoBoost, com turbo e injeção direta, que gera 240 cv (@ 5.500 rpm) e 38 kgfm de torque (@.3000 rpm). Combinado ao peso de 1.718 kg do veículo, que resulta numa relação peso/potência de 7,16 kg por cavalo, ele garante uma direção envolvente e esportiva. E também é rápido: acelera de 0 a 100 km/h em 8 segundos.
A transmissão automática SelectShift de oito velocidades, com teclas para trocas manuais e resfriador de óleo, tem um funcionamento fluido e preciso. Os pneus são todo-terreno, 225/65 R17 Pirelli Scorpion AT. Esse conjunto chama a atenção tanto pelo desempenho em estrada como fora de estrada, evidenciando a versatilidade de uso do veículo.
“O motor e a transmissão receberam uma calibração especial para o Brasil para proporcionar uma experiência de condução mais envolvente, alinhada com o estilo de direção dos brasileiros e condições das nossas estradas”, destaca Alex Machado. “Com uma curva de torque plana e forte já a partir de 1.500 rotações, ele tem um desempenho elástico e entrega força imediata quando exigido.”
Além de posição elevada de dirigir e capô longo, que aumentam a percepção de domínio da estrada, o Bronco Sport tem ótimo diâmetro de giro, com boa resposta e precisão na direção. O cuidadoso isolamento acústico da cabine amplia a sensação de conforto.
Campeão no off-road
O Bronco Sport conta com tecnologias que garantem uma experiência off-road memorável e confiante em todo tipo de terreno. Sua dinâmica foi inspirada no Baja Rally, uma das competições off-road mais difíceis do mundo.
Isso é evidenciado pelo entre-eixos mais curto, de 2.670 mm, e pelos ângulos de entrada (30,4º), de saída (33,1º) e de transposição de rampa (24,4º), bem como pela distância livre do solo de 223 mm, que proporciona também uma excelente posição de dirigir. Dois ganchos frontais facilitam o reboque em caso de atoleiro.
A suspensão dianteira é do tipo MacPherson, independente, com braços de aluminio forjado e curso longo. Seu exclusivo sistema de suspensão de estabilidade off-road de alto desempenho (HOSS – High-Performance Off-Road Stability Suspension), com peso 40% menor da parte não suspensa comparado ao eixo rígido, aumenta o contato do pneu com o solo e favorece a estabilidade em curvas e alta velocidade. A suspensão traseira independente é montada em chassi auxiliar isolado da carroceria.
O piloto automático off-road é um novo recurso que traz mais confiança e segurança em trilhas desafiadoras, como subidas, descidas, erosões e terrenos escorregadios, em velocidade de até 32 km/h, ou abaixo de 10 km/h em ré. Similar ao controle de cruzeiro usado na estrada, ele comanda o acelerador e os freios e tira o estresse do motorista, que assim pode se concentrar na direção e na navegação.
A câmera frontal de 180° proporciona uma visão ampla da pista para evitar pedras, buracos e outros obstáculos. Ela é ligada automaticamente nos modos de direção Areia, Lama e Rocha, em velocidades até 25 km/h. Pode ser habilitada também em outros modos, por um botão no painel, e conta com lavador de lente.
O Bronco Sport tem capacidade de imersão de 600 mm e excelente isolamento contra entrada de água, útil também em situações de enchentes nas cidades. O seu módulo do controle de estabilidade inclui um sensor de inclinação lateral e longitudinal, que pode ser visualizado na opção off-road – uma das 11 telas disponíveis do painel de instrumentos.
A tração traseira com dupla embreagem controla as rodas de forma independente, variando o torque, e também pode desconectar a tração 4×4 quando não é necessária, para economizar combustível. O bloqueio do diferencial traseiro é outro recurso exclusivo do Bronco Sport quando se exige tração máxima.
“É uma tecnologia incrível que faz toda a diferença em uma experiência off-road”, explica Alex Machado.
Modos de terreno
Os sete modos de gerenciamento de terreno do Bronco Sport – Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Areia, Rocha e Lama/Terra –, também conhecidos como G.O.A.T. Modes (“Goes Over Any Type of Terrain”), permitem personalizar a experiência na estrada ou off-road. Eles ajustam quatro sistemas do veículo: direção, controle eletrônico de estabilidade e tração, transmissão e resposta do motor.
Cada modo é indicado nas seguintes situações:
- Normal – para uso cotidiano do veículo.
- Eco – prioriza a economia de combustível, com trocas de marcha em rotações mais baixas, tração 4×2 e pedal do acelerador menos responsivo.
- Esportivo – voltado ao desempenho no asfalto. Além de direção e suspensão mais rígidas, aumenta a aceleração e a transmissão mantém as marchas mais baixas por mais tempo.
- Escorregadio – facilita o controle do veículo em superfícies molhadas ou gelo. O controle de tração é mais responsivo, mantendo os pneus em contato com o piso.
- Areia – exclusivo para fora de estrada, em superfícies soltas, profundas e sulcadas. O motor e a transmissão aumentam a tração e permitem o patinamento das rodas para que o veículo não fique preso.
- Rocha (Rock Crawl) – desenvolvido para navegar em terreno irregular, como grandes rochas, em velocidade muito baixa e controlada.
- Lama/Terra – oferece uma experiência otimizada em terrenos irregulares e lama. Os controles de estabilidade e tração são menos restritivos, para permitir que os pneus girem mais e removam a lama dos sulcos.