Em parceria com a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de Minas Gerais (Anclivepa-MG), o curso de Medicina Veterinária do UniBH assume a gestão do Hospital Público Veterinário promovendo a ampliação do atendimento

Em um prazo de 96 horas, a unidade receberá equipamentos, insumos, materiais de escritórios, sinalização e placa de identificação para o atendimento ao público que estará de volta nesta quarta-feira, 5 de maio, a partir das 8h. Todo esse processo conta com a participação de professores e alunos do curso de Medicina Veterinária do UniBH. “Teremos 40 pessoas da nossa equipe do UniBH para trazer melhorias no atendimento. Com a nova estrutura de trabalho conseguiremos fazer 60 consultas diárias”, explica Breno Mourão, coordenador do curso de Medicina Veterinária do UniBH.

De acordo com o professor do UniBH, Aldair Pinto, a instituição cedeu alguns equipamentos e insumos do Hospital Veterinário do Campus Buritis, como macas, seringas, cateteres, ração, medicamentos e outros. “Estamos fazendo de tudo para que esse serviço seja ampliado a população. Não podemos deixar esses animais domésticos sem atendimento”, reforça. Neste primeiro momento estão previstos atendimentos básicos: consultas para prescrição médica, realização de curativos e tratamento de feridas para cães e gatos. Casos graves e de urgência serão encaminhados para clínicas parceiras. Na nova estrutura o atendimento ao público passa a ser de 8h às 18h.

Além de professores e alunos do curso de Medicina Veterinária do UniBH, o Hospital contará com atuação de grupos de projetos de extensão, como é o caso do Grupo de Estudos de Pequenos Animais (Gepet), do Grupo de Estudos de Fisiologia (Gfisio), do Grupo de Estudos de Laboratório (GLab) e do Grupo de Resgate Animal, que vai fazer o atendimento de socorro aos animais vítimas de atropelamento e outros acidentes nas ruas da capital.

Breno Mourão, coordenador da Veterinária do UniBHacredita quepara integrar o estudante à sociedade enquanto profissional, não basta somente o estudo teórico, mas sim a dedicação à prática veterinária. “Esse projeto no Hospital Público Veterinário de BH trará ganhos para a população que será melhor atendida, mas também será muito benéfica aos estudantes de Veterinária do UniBH, pois trará a experiência real da atividade prática. E, isso é de extrema importância para o crescimento e enriquecimento do futuro profissional em Medicina Veterinária”.

ATENDIMENTO GRATUITO

O primeiro Hospital Público Veterinário de Belo Horizonte, com atendimento gratuito à população, continua seguindo as regras e protocolos definidos para o combate ao Coronavírus: distanciamento social, uso de máscara e higiene das mãos. Em razão das restrições, só é permitido um tutor por animal. Os documentos necessários para atendimento são Carteira de Identidade (RG), CPF e comprovante de residência em Belo Horizonte, além de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).