A aquisição unificará a capacidade tecnológica de duas empresas com veias de inovação e possibilitará a combinação das competências em dados, analytics e plataformas para acelerar a evolução das soluções atuais e criação de novas
A Serasa Experian anuncia a aquisição parcial da Brain Ag, empresa de big data para operações financeiras do agronegócio, com o objetivo de expandir sua atuação no setor. A unificação entre a plataforma da startup com os dados da líder em serviços de informação na América Latina cria uma oferta única no mercado para avaliação de risco no agronegócio, reunindo informações completas para originação, decisão e monitoramento do produtor em menos tempo.

A solução permitirá que as análises sejam feitas em minutos, o que antes poderia demorar vários dias. Pela capacidade tecnológica e combinação de competências em dados das duas empresas, a solução traz mais agilidade e segurança para as análises de risco e menos burocracia, a preços acessíveis. A aquisição fará com que cerca de 60 funcionários sejam totalmente dedicados ao tema nas companhias após a integração completa dos sistemas.Chamada de Farm Check, a ferramenta integra por meio de algoritmos inteligentes um grande volume de dados, compilando informações de propriedades rurais, uso de solo, clima, processos, protestos e diligência em cartórios de registro de imóveis em uma só plataforma.

Bancos, tradings, fundos de investimentos, distribuidores de insumos, cooperativas e outros potenciais credores do agro podem realizar consultas e fazer a gestão de sua carteira de clientes e garantias em um só lugar, avaliando os riscos em toda a jornada de crédito. O credor ainda pode utilizar o módulo Geo, que qualifica as garantias e monitora a safra corrente.Marcelo Pimenta, diretor do DataLab e responsável pelas ações voltadas a este mercado na Serasa Experian, comenta que a empresa escolheu a Brain Ag pela capacidade tecnológica da plataforma.

“A incrível capacidade dos sócios da startup em empreender e a criação da inovadora plataforma Farm Check aceleram a entrada da Serasa Experian neste segmento. A ferramenta soluciona um desafio desse mercado ao dar informações precisas de forma ágil, em um único ambiente, e a utilizaremos para distribuir os novos produtos que serão desenvolvidos para tornar o crédito agrícola mais fácil, acessível e seguro para todas as partes envolvidas”, diz.Renato Girotto e Guilherme Costa são multiempreendedores, já tinham experiência em outras startups, e criaram a Brain Ag em 2019 ao identificar uma oportunidade de mercado. ‘’A descentralização das informações, burocracia, alto custo e baixa eficiência na análise de crédito nos motivaram a criar a Brain Ag’’, afirmam os fundadores.

“Fomos muito assertivos em criar uma ferramenta que tivesse um grande atrativo para o mercado. A compra de parte da empresa pela Serasa reforça isso, e nos possibilitará acelerar a evolução das nossas soluções atuais, desenvolver novos produtos e ganhar escala no mercado. Acredito que iremos muito longe e transformaremos o mercado de crédito agrícola nos próximos anos”, afirma Girotto.Inicialmente, o projeto é distribuir para o mercado diferentes funcionalidades da Serasa Experian, como o AgriScore, e serviços de reciprocidade e troca de dados para manter o ambiente de crédito mais seguro. Entre outras iniciativas previstas estão o Farmer ID, app que empodera o produtor na tomada de crédito, ferramentas de inteligência de mercado, digitalização e registro de títulos, relatórios de reputação e outros serviços que atenderão a demanda crescente das políticas ESG (governança social, corporativa e ambiental).