Evento será gratuito e será realizado no formato online

No próximo sábado, dia 20 de março, a partir das 19h, on-line e gratuito, será realizada a “Mostra Cultural” do Projeto Mostra Tudo Cultura que apresenta os artistas e agentes culturais contemplados no Prêmio realizado anteriormente. O prêmio foi realizado através de edital, que tinha como intuito incentivar, reconhecer, divulgar, mapear e patrocinar com cinco prêmios no valor de R$1.000 as iniciativas culturais desenvolvidas no território de Ribeirão das Neves e cinco prêmios de cursos de Introdução à Projetos Culturais Comunitários, que tiveram como contemplados: Bloco de neve, Casa do Livro, Centro Cultural di quebrada, Clube do Livro e Coletivo Justinópolis de Economia Solidária. Os projetos selecionados em dinheiro irão realizar a apresentação no fim de semana. Foram eles: Casa Museu de Arte Emdra, Centro Cultural Amargem, Corporação Musical Heitor Villa-Lobos, Grupo de Teatro Vivart e Lúcio Dário. 

Agentes culturais 

A Casa Museu de Arte EMDRA, em atividade desde 31 de agosto de 2020, a Casa Museu de Arte EMDRA é um espaço virtual elaborado para abrigar, divulgar, incentivar e valorizar a produção artística da região, da Vila Bispo de Maura, bairro da região de Justinópolis em Ribeirão das Neves. Além de abrigar trabalhos de artistas locais: em fotografia, vídeos, textos literários, escultura, pintura, música etc. oferece, ainda, formações, palestras, rodas de conversa e saraus, por meio de plataformas de interação online (como o Google Meet, transmissões ao vivo pelo Facebook e Youtube).

O Museu está configurado como um espaço de uma Casa, com seus diversos cômodos e mobília. As exposições estão organizadas de acordo com a afinidade temática com o espaço. As exposições são atualizadas todas as quintas-feiras e a divulgação dessas atualizações é feita pela nossa página no Facebook https://www.facebook.com/casamuseudearte e pela nossa conta do Instagramhttps://www.instagram.com/casamuseudearte. Endereço eletrônico é : www.casamuseu.art

Espaço cultural Amargem: A Biblioteca Comunitária Amargem começou em 2018 ocupando uma das salas da Escola Municipal Maria Gabriela de Paula. Dentro dessa escola desenvolveram atividades que vão desde à catalogação dos livros e cadastro das pessoas, a exibir filmes com trocas de ideias após, como também ensinar através de brincadeiras, além disso, criaram a editora a.Berta que passou a cuidar da comunicação da Amargem com a comunidade.

Em novo local mudaram o nome de “Biblioteca Comunitária Amargem” para “Espaço Cultural Amargem” e, com isso, houve uma mudança significativa nas ações executadas, aumentando assim a percepção do nosso público alvo e de suas necessidades.

A editora aberta é responsável pelo Jornal Amargem que tem uma edição mensal (pausada devido à pandemia) e também por publicações de livros artesanais independentes. O Jornal Amargem chegou a 700 exemplares distribuídos na Vila Bispo de Maura e na Comunidade Dandara. Durante a pandemia, o Espaço Cultural atuou em parceria ao instituto Fa.vela na distribuição de um cartão sodexo, que representava o auxilio emergencial de R$250,00 por três meses, beneficiando cerca de 50 famílias no território da Vila Bispo de Maura.

Artistas

Lúcio Dário – Faz parte do grupo No Fake’s (2010) no estilo Free Step, e integrou o grupo de danças urbanas como Arte Dance (2007) e Contraste (2016). Desde 2016 está no Projeto Anjos D’Rua e ministrando aulas para algumas turmas do projeto, atualmente representa o Brasil no estilo Chicago Footwork pelo grupo Creation Global, grupo com mais de 70 representantes no mundo inteiro. 

Grupo de Teatro Vivart: Realizam apresentações teatrais em várias partes do município. Apresentam peças sobre assuntos atuais, histórias e fábulas. Ministram cursos referente ao teatro para crianças e jovens carentes da comunidade e outros bairros há 4 anos.

Corporação Musical Heitor Villa Lobos: Há 19 anos, a Corporação Musical Heitor Villa Lobos agrupa pessoas que se interessam pela música, se apresentando em municípios e cidades de Minas Gerais. O grupo possui diversos certificados de encontros de bandas, já saiu em notícias na televisão e jornais destacando sempre o nome da cidade. Já tocou em teatros, estádios, igrejas de diferentes segmentos religiosos, praças e eventos diversos. Atua de forma solidária ensinando iniciação musical e variados instrumentos, cumprindo um importante papel social ao ensinar gratuitamente, músicos e instrumentistas de todas as idades.

Serviço: 

“Mostra Tudo Cultura” apresenta trabalhos premiados

Dia: 20 de março, sábado

Horário: 19h às 21h

Onde: Facebook Lívia Bento: https://www.facebook.com/livia.bento.37

YouTube Mostra Tudo Cultura: https://www.youtube.com/watch?v=UETiTDkZpJs

Online e Gratuito.

Produtores: Lívia Bento, Wes Gomes e Gabriel Santiago.

Contato: (31) 9 9976-7152 ou (31) 9 7183-4554