A iniciativa prevê a orientação aos produtores para implementação de técnicas adequadas de criação e melhorias na qualidade de carne e ovos caipiras

Una Linha Verde vai abrir inscrições, a partir do dia 12 de março, para um novo projeto que consiste no auxílio a pequenos produtores de aves e suínos que tenham interesse em adquirir conhecimento e técnicas modernas na criação de animais de produção. O projeto será conduzido por professores e estudantes do curso de Medicina Veterinária da instituição e tem o foco em produtores que desejem ser visitados e terem sua produção focada no estudo da equipe acadêmica.

projeto de extensão propõe a visita na propriedade rural do produtor, análise das características de criação de aves ou suínos, identificação de pontos críticos, elaboração de um plano de ação para a resolução de problemas e implementação do plano, com o objetivo de melhorar as produções e deixá-las mais rentáveis. Para participar, os produtores rurais interessados deverão realizar a inscrição por meio do link http://bit.ly/38ds3G1 de 12 a 22 de março.

De acordo com Bruno Soares, um dos professores responsáveis pelo projeto e diretor da unidade, esse é o segundo semestre de execução do projeto. “No semestre anterior os alunos atenderam cinco produtores rurais e conseguiram mudar significativamente as condições de manejo dessas criações próximas a Belo Horizonte, melhorando a produtividade de frangos, galinhas e suínos criados principalmente no sistema caipira, e aumentando a saúde desses animais”, afirma. Soares ressalta, ainda, que as orientações dos docentes e alunos permitem a evolução destes produtores nesse segmento, otimizando as rotinas do dia a dia e permitindo a geração de carne e ovos mais saudáveis para o consumo da população.

O que é necessário para participar

Os pré-requisitos para a seleção dos pequenos produtores são: disponibilidade e interesse de receber a visita da equipe técnica, possuir a criação de uma das culturas animais (aves ou suínos) e ter menos de 1000 animais dessa espécie. Para o primeiro semestre de 2021, de março a julho, serão selecionados 10 produtores rurais que receberão a visita da equipe técnica, o acompanhamento e as intervenções visando as melhorias nestas criações.