Instituição desenvolveu solução com tecnologia de ponta para proporcionar aos alunos alto padrão de qualidade nos ensinos presencial e on-line

Desde o início da pandemia, a Fundação Educacional São Francisco Xavier (FESFX) vem promovendo uma série de investimentos, de forma a acompanhar a evolução tecnológica e assegurar a continuidade de suas atividades com segurança, agilidade e qualidade. Nesse sentido, a Fundação Educacional fez um aporte de mais de R$ 1,5 milhão em um pioneiro projeto tecnológico e educacional. 

Solange Liége dos Santos Prado, superintendente da Fundação Educacional São Francisco Xavier

Para garantir a máxima segurança durante e pós-pandemia, toda a estratégia da FESFX foi estruturada com foco nos pilares dos cuidados Emocional, Sanitário e Pedagógico. A FESFX adaptou as salas de aula de suas unidades transformando-as em “salas híbridas”, garantindo mais autonomia, segurança, facilidade e oferecendo a mesma qualidade educacional no ensino remoto ou presencial.  “Implementamos o que há de melhor em solução tecnológica para oferecer uma educação de qualidade e interativa. Estudos comprovam que a sala de aula híbrida é uma das principais tendências no mundo pós-pandemia, pois permite aliar os métodos de aprendizagem presencial e on-line. Nosso objetivo é tornar a experiência na sala de aula híbrida mais significativa e dinâmica”, comenta Solange Liége dos Santos Prado, Superintendente da Fundação Educacional São Francisco Xavier.

A proposta para o retorno às aulas consiste em estabelecer um rodízio de alunos para reduzir as aglomerações e garantir proteção à saúde de todos. Nessa perspectiva, a Fundação Educacional São Francisco Xavier (FESFX) apresenta estratégias que combinam atividades presenciais e não presenciais. 

De acordo com a Pedagoga em Tecnologia e Inovação da Fundação São Francisco Xavier, Giscelle Roque Andrade da Silveira, os setores de Tecnologia da Informação e Tecnologia Educacional da Instituição trabalharam juntos em um modelo de sala híbrida com alto padrão de qualidade. “Desenvolvemos a nossa solução para criar um modelo funcional perfeito de sala de aula com transmissão ao vivo”, conta.

Ainda segundo Giscelle, dentro da proposta pedagógica foram investidos recursos em tecnologia de ponta e todo o parque tecnológico da Instituição foi reforçado e direcionado para que a comunidade escolar tenha a oportunidade de ter a melhor experiência de ensino com eficiência, qualidade e aporte tecnológico. “Mesmo de forma remota os alunos têm acesso a todas as metodologias pedagógicas disponibilizadas pela instituição como o sistema de avaliação Avaliar +, Moodle, Portal do aluno e outros”, explica.

Salas Híbridas

Para implantar as salas híbridas, a Fundação investiu em solução tecnológica, garantindo robustez e praticidade aos professores, aos estudantes e às famílias, principalmente neste momento de pandemia.

Foram adquiridas lousas digitais touch screen de 80 polegadas, câmeras de alta definição, microfones, notebooks, sistemas de iluminação e sonorização, kits multimídias, câmeras de segurança, construído um estúdio de gravação, ampliada a infraestrutura de internet, além da implantação da plataforma “Fala aí Saúde”, que monitora o estado de saúde de alunos e professores. Assim, a Tecnologia Educacional promove integração de forma eficiente entre as atividades desenvolvidas em sala de aula, construindo o conhecimento de forma dinâmica e atrativa. 

“Estamos com tudo preparado! Testamos a solução tecnológica com os nossos professores e alunos com resultados surpreendentes. Nosso objetivo é inovar e garantir a qualidade de ensino na transmissão das aulas ao vivo. Nossas ferramentas permitem a visualização da sala de aula e a interação entre alunos e professores, inclusive, os que estiverem em casa. O professor poderá utilizar o ambiente da sala acompanhado por nossas câmeras. Isso é essencial para garantir a qualidade do ensino remoto, principalmente nas atividades pedagógicas desenvolvidas na Educação Infantil” – ressalta Solange. 

De acordo com Solange Liége, a pandemia acelerou os investimentos tecnológicos aplicados à educação. “O novo cenário imposto pela pandemia potencializou nosso desejo de inovar e investir nos recursos tecnológicos da Fundação, e assim implantamos um modelo de sala híbrida que veio para ficar e agregar ainda mais qualidade ao ensino. A tendência é a tecnologia ser incorporada às rotinas escolares como uma aliada ao processo cognitivo, sendo necessário trabalhá-la não como um fim, mas como um processo, que permite interatividade, dinamismo e novas maneiras de conceber a aprendizagem”, conclui.

Além das ações tecnológicas, a FESFX implantou os melhores protocolos de segurança contra a COVID-19, em parceria com a Fundação São Francisco Xavier e a Usiminas, como sinalização das unidades, testagem em massa para todos os alunos e colaboradores, além, da disponibilização de EPIs, rotina planejada e espaços readaptados. Tudo pensado nos mínimos detalhes, para garantir a máxima segurança da comunidade escolar.

Fundação Educacional São Francisco Xavier

A Fundação Educacional São Francisco Xavier (FESFX) corresponde à área educacional da Fundação São Francisco Xavier (FSFX) sendo responsável por gerir as unidades que promovem o ensino, da base à formação superior. Sua primeira unidade de negócio, o Colégio São Francisco Xavier, foi criado em 1962 com o propósito inicial de oferecer ensino de qualidade aos empregados da Usiminas e seus familiares. É reconhecido por ser o primeiro colégio do país a alcançar a certificação ISO 9001 para seu Sistema de Gestão da Qualidade de Educação de níveis Fundamental e Médio.

Além do Colégio (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio), a FESFX é composta pelo Baby Care (Berçário), CSFX Técnico e a Faculdade São Francisco Xavier.

A FESFX mantém investimentos em melhorias e incrementos, que vão desde a seleção dos profissionais mais qualificados presentes no mercado até os recursos mais modernos, compatíveis com o Projeto Pedagógico da Escola.

Recentemente criou as salas híbridas, modelos avançados de salas tecnológicas que permitem a mesma qualidade de ensino em aulas presenciais ou on-line. Atualmente, a FESFX conta com mais de 2.500 alunos e 270 profissionais da educação.