Refluxo vesicoureteral (RVU) e as infecções do trato urinário (ITU) serão tema de Webinar médica com um dos maiores especialistas do mundo, Dr. Andrew J. Kirsch

Evento direcionado aos profissionais de saúde vai apresentar nova diretriz clínica não invasiva – “DEFLUX” – para tratamento de refluxo urinário, doença que acomete mais de 1% das crianças em todo o mundo.

A Hasten LLC promove no próximo dia 4 de fevereiro, às 19h30, uma webinar médica para marcar o lançamento do produto Deflux que trata de forma menos invasiva o refluxo urinário. O evento será um painel de especialistas nacionais e internacionais sobre o Refluxo vesicoureteral (RVU) e as infecções do trato urinário (ITU) e, dentro da programação, os tratamentos atuais oferecidos no Brasil, e a chegada de uma nova diretriz clínica ao país, o DEFLUX.

Participa da webinar um dos maiores especialistas em refluxo vesicoureteral do mundo Dr Andrew J. Kirsch que também é professor e chefe de urologia pediátrica na Emory University School of Medicine e parceiro da Georgia Urology, além de fazer parte da equipe da Children’s Healthcare de Atlanta, onde é Chefe de Urologia da Scottish Rite e Diretor Médico de Urologia e Cirurgia Robótica Pediátrica e Subcomitê de Revisão de Pares do Sistema.

Integram o grupo de especialistas em RVU os doutores Marcos Giannetti Machado (urologista do setor de Uropediatria do Hospital das Clínicas da USP e Membro do Núcleo de Pediatria do Hospital Sírio Libanês), Tiago Elias Rosito (professor do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professor de Urologia e Urologia Pediátrica e chefe do Grupo de Urologia Reconstrutiva e Infantil do Hospital de Clínicas de Porto Alegre) e Ubirajara Barroso Jr (Chefe da Divisão de Uronefrologia da Universidade Federal da Bahia, Professor da Escola Bahiana de Medicina).

O tratamento com o “DEFLUX” é indicado para crianças afetadas por refluxo vesicoureteral (Graus II-IV), uma malformação da bexiga urinária que pode resultar no retorno da urina para os rins, podendo causar graves irreversíveis danos. O Deflux também é indicado para o tratamento de adultos com incontinência urinária feminina de esforço (IUE).

O tratamento com DEFLUX, que agora está disponível no Brasil, é um procedimento de injeção endoscópica ambulatorial, minimamente invasiva que se mostrou seguro e eficaz em crianças com RVU. O Deflux é um gel feito de dois polissacarídeos (tipos de açúcares) não prejudiciais ao organismo – ácido hialurônico (HA) e dextranômero (Dx) – e é usado como um agente de volume de tecido que é injetado ao redor da abertura ureteral para impedir o retorno da urina da bexiga através dos ureteres.

O tratamento é usado com segurança para o RVU há mais de duas décadas em mais de 40 milhões de procedimentos em todo o mundo. Um estudo de acompanhamento de longo prazo realizado em 2019 nos EUA, apontou que 94% dos pais estavam altamente satisfeitos com o tratamento com Deflux.

Além disso, em uma pesquisa com as famílias de crianças com refluxo vesicoureteral, 60% dos pais optariam pelo tratamento com Deflux se soubessem que a antibioticoterapia prolongada precisaria continuar por 3 a 5 anos ou no caso de necessidade de tratamento cirúrgico invasivo.

SERVIÇO

Evento: Lançamento diretriz clínica do Deflux no Brasil: Painel de Especialistas

Data: 4 de fevereiro

Hora: 19h30

Link Webinar: https://event.on24.com/wcc/r/ 2984050 / FF407261DBA184B2A3B458571809FF E7