Serviço inclui visita técnica com equipe qualificada, análise e soluções para cada caso, além de acompanhamento na implantação das novas medidas

Com o avanço dos processos de retomada da economia no país, empresas e instituições de todos os setores se depararam com a necessidade de estruturar medidas para garantir uma reabertura segura, reduzindo, assim, os riscos de propagação do Covid-19.

Diante desse cenário, o Centro de Simulação e Pesquisa, com apoio da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, criou um serviço exclusivo voltado à orientação e suporte a essas empresas, contribuindo com sua expertise para o desenvolvimento de protocolos e ações focadas na retomada do atendimento à população.

De acordo com a médica responsável pelo projeto, Dra. Aline Thomaz, o objetivo da Rede São Camilo é disseminar conhecimento e auxiliar empresários e profissionais de ramos distintos a se adequarem para um retorno seguro.

“A Rede está sensível às dificuldades geradas pela pandemia mundial causada pelo Coronavírus e alinhada com a necessidade de ações coordenadas durante o período de retomada da economia e retorno da população à normalidade do dia a dia em empresas”, destaca.

A Instituição, que é referência no tratamento de Covid-19 no Brasil, desenvolveu este serviço na modalidade de consultoria e treinamento, que consiste na elaboração de um plano de governança que permita a retomada das atividades em todos os segmentos. “Dessa forma, visamos mapear riscos e combater a contaminação, consequentemente evitando a sobrecarga ao sistema de saúde”, completa.


Como funciona?

O serviço é realizado em etapas, contemplando avaliações do espaço e fluxos de atendimento, adequação e organização de triagens para a entrada do público no estabelecimento, orientações para a criação de um espaço seguro e acolhedor e treinamento de colaboradores com demonstrações, além de reorganização do fluxo de prestação de serviços dos principais fornecedores da empresa.

Após uma visita técnica, a equipe desenvolve um relatório completo com as medidas necessárias para a adaptação e preparação do espaço.

Dra. Aline ressalta que o Hospital São Camilo montou uma equipe qualificada, capaz de elaborar uma análise completa, reconfigurando as instalações para que o distanciamento físico necessário seja aplicado corretamente. Também são avaliados todos os pontos críticos que exigem maior atenção, criando soluções para seu enfrentamento.

Após a entrega do relatório, podem ser realizadas reuniões por videoconferência para explanação de todos os detalhes apontados no documento ou, ainda, a equipe poderá realizar acompanhamento presencial durante a implantação das medidas.

“Enquanto instituição de saúde, temos um compromisso com a segurança e o bem-estar da população. Portanto, nosso objetivo principal é atuar como um suporte de excelência, ampliando a disseminação de informações seguras e ações assertivas para que possamos, juntos, controlar a propagação do novo Coronavírus”, destaca a médica.

Segundo a responsável pela iniciativa, as empresas recebem orientações direcionadas ao seu setor, levando em consideração demandas específicas para a elaboração de um plano exclusivo.

Dentro desse escopo, a Rede São Camilo está preparada para prestar atendimento a estabelecimentos de ensino, empresas do ramo alimentício, indústrias, escritórios e todos os tipos de comércio e serviços em geral.