Experiência online superou expectativas e universidade mantém agenda aberta para a comunidade

A Clínica Integrada de Atenção à Saúde da Cidade Universitária Una Guajajaras, da Ânima Educação, migrou os atendimentos à comunidade para o ambiente virtual. “Os atendimentos estão acontecendo normalmente, com alunos adaptados e pacientes acolhidos”, diz a nutricionista Júnea Regina Pires Drews.

Os atendimentos individuais são realizados por vídeochamadas. “Nos últimos meses recebemos muitos pacientes aflitos, com ansiedade, que estão dormindo pouco, comendo muito ou sem se alimentar direito. O apoio profissional é fundamental nesse momento”, diz. 

A Clínica também oferece atendimentos em grupos para pacientes com obesidade, portadoras de diabetes ou hipertensão arterial arterial. Os alunos são supervisionados por nutricionistas para tirar dúvidas, dar dicas e promover a troca de experiência entre os pacientes.

As pessoas com problemas cardíacos ou diabetes representam uma parcela significativa da população e fazem parte de um grupo mais vulnerável ao novo coronavírus. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 30% da população adulta do país sofre de pressão alta e de 8% a 10% têm diabetes.

Segundo a nutricionista Izabella Brom, o momento trouxe aprendizados para toda equipe e a oportunidade de ajudar aqueles que estão sofrendo com o isolamento social e precisam cuidar da saúde. “Não podíamos deixar os pacientes desamparados e parar com os estágios supervisionados. As adaptações foram feitas para oferecer o melhor atendimento, dentro das melhores técnicas educacionais”, diz.

Para ter acesso aos atendimentos é preciso se inscrever nesse link:

ttps://www.una.br/orientacao-nutricional/