Material de apoio, disponibilizado pelo Seconci-MG, inclui recomendações para reforçar a segurança no ambiente de trabalho

Devido à pandemia de Covid-19, a gestão da saúde e segurança dentro das empresas sofreu e continuará a ser impactada por novas medidas e rotinas para proteção dos trabalhadores. Para levar informação qualificada às empresas da construção civil, o Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG), braço social do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado e Minas Gerais (Sinduscon-MG), lançou uma cartilha gratuita, em formato digital, com recomendações para a prevenção nos canteiros de obras e escritórios. O conteúdo pode ser conferido em bit.ly/3fEOJ2Y.

A iniciativa, realizada em parceria com o Sinduscon-MG e o Serviço Social da Indústria no Estado de Minas Gerais (Sesi), tem como objetivo auxiliar gerentes das áreas administrativas e operacionais na condução de ações para evitar a disseminação do vírus e proteger os colaboradores. “Desde o início da pandemia, estamos comprometidos em ajudar as empresas do setor a manter o funcionamento da melhor maneira possível, respeitando, com rigor, as novas regras de convivência e as contingências de ordem legal”, afirma Andreia Darmstadter, supervisora do Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG.

Desenvolvida de acordo com a legislação e seguindo as diretrizes dos órgãos oficiais de saúde, a cartilha é um guia prático que contempla, entre outros aspectos, as medidas sanitárias a serem adotadas nos ambientes de trabalho e como praticá-las. Nela, gestores e trabalhadores podem conferir desde informações mais básicas para se identificar casos suspeitos, formas de transmissão e grupos de maior risco para a Covid-19, até um passo a passo para ajudar empresas a criar planos de contingenciamento da doença e a envolver fornecedores e operadoras no combate à pandemia.

Como parte do apoio ao setor da construção no controle da pandemia, a entidade também disponibilizou para download um cartaz com informações básicas de prevenção ao coronavírus, chamando atenção para as medidas e procedimentos que devem ser adotados por todos para a prevenção da doença.

O Seconci-MG oferece também um serviço de orientação on-line, a fim de esclarecer dúvidas dos trabalhadores em relação à doença. A recomendação de cuidados sanitários mais rígidos e a disponibilização, sob demanda e com pré-agendamento, de vistorias orientativas às obras de empresas associadas, com o objetivo de prevenir a propagação do vírus, também reforçam as ações da entidade no combate à Covid-19.