O Instituto de Radioterapia São Francisco, localizado no bairro Concórdia, em Belo Horizonte, acaba de ser reinaugurado. O projeto, pensado para promover o bem-estar do paciente oncológico, teve como resultado uma clínica completamente renovada, voltada para a melhor experiência do paciente, com o corpo médico ampliado e a aquisição de equipamentos de ponta. Segundo Miguel Torres, presidente do instituto, a clínica aumentou em 25% sua capacidade de atendimento e o investimento total para a reforma girou em torno de R$ 9 milhões.

“Grande parte desse investimento se deve aos equipamentos, que são de fabricação inglesa. São eles: o acelerador linear habilitado para as técnicas mais modernas de radioterapia e um aparelho de braquiterapia de alta taxa de dose”, exemplifica.   Rafael Salera, Diretor do Instituto de Radioterapia São Francisco; Bruna Bonaccorsi, Diretora Clínica do Instituto; Miguel Torres, presidente do Instituto. Em dia de atendimento.

Arquitetura
“Na parte visual, investimos em projeto luminotécnico e na harmonia entre cores para transformar recepção e consultórios em lugares mais acolhedores”, comenta Miguel Torres. Fugindo do tradicional em consultórios, o projeto incluiu cores mais vibrantes, como detalhes em laranja e azul, que contrastam com os tons neutros da parede e do piso.

Na decoração, quadros que remetem a paisagens tranquilizadoras e motivacionais, inseridos em locais muito bem planejados com base na cromoterapia. Além disso, o instituto também investiu em climatização dos ambientes e utilização de piso em vinílico, ideal para  ambientes hospitalares.   Sala de espera. Crédito: Lu Villani