Sebrae Minas irá realizar a apresentação do projeto no dia 03/08, para os pequenos empresários do segmento de alimentação fora do lar sediados no município

O setor de alimentação fora do lar sofreu bastante com o fechamento dos negócios durante a pandemia da Covid-19. De acordo com a pesquisa Sebrae “O impacto do coronavírus nos pequenos negócios”, 87% tiveram diminuição do faturamento desde o início do isolamento social. A Abrasel estima que entre 30 e 40 % dos bares e restaurantes podem fechar as portas definitivamente.

Para estimular a retomada dos negócios de bares e restaurantes de Brumadinho, o Sebrae Minas promove na próxima segunda-feira (03/08), às 15h, a apresentação do Programa de Retomada dos Bares e Restaurantes de Brumadinho. Será divulgado um conjunto de soluções de curto prazo, destinada a pequenos empresários do segmento de alimentação fora do lar.

De acordo com a analista do Sebrae Minas Fernanda do Carmo, o projeto busca auxiliar o os bares e restaurantes do município a se adequar e a se reposicionar no mercado de forma mais objetiva e ágil.

“Desde o início da crise,o Sebrae Minas adotou diversas medidas para apoiar e orientar os empreendedores. As ações são realizadas por meio de consultorias online, acompanhamento individualizado e sistematizado na plataforma Sebrae Focus, além de soluções customizadas conforme a necessidade e maturidade de gestão identificada no cada grupo”.

Desafios para a retomada

Segundo dados da pesquisa da Galunion e Qualibest,realizada em abril, entre os negócios de alimentação que o consumidor mais irá evitar pós distanciamento social estão:quiosques e carrinhos de comida de rua (56%), foodtrucks (42%) e restaurantes de buffetpor quilo (40%).

Ainda segundo o estudo, em cidades em que bares e restaurantes já reabriram, as vendas estão entre 50% a 90% mais baixas do que no mesmo período de 2019.

A analista do Sebrae alerta que para diminuir a insegurança, os negócios devem demonstrar a empatia, o acolhimento e a confiança. Diante do receio com o “novo normal”, o que será capaz de direcionar o cliente para esse ou aquele restaurante será a confiança e o relacionamento.

“Por isso, busque orientações e aposte na visibilidade das suas ações. Mostre para o cliente que há uma preocupação com os protocolos de segurançaque orientam sobre adequação e funcionamento das lojas físicas e do atendimento presencial. As empresas precisam se preparar não só para atender às novas exigências das autoridades de saúde, mas também se adequar às necessidades dos clientes que mudaram a forma de consumir produtos e serviços,” reforça.

Programação para o mês de Agosto | Brumadinho

03/08 | Lançamento do Projeto de retomada de Bares e Restaurantes | 15h

10/08 | Marketing de Relacionamento: como atrair e fidelizar clientes?| 19h

26/08 | MEI: Como formalizar meu negócio?| 19h

Informações e inscrições: https://loja.sebraemg.com.br/