Alunos da Una Contagem, da Ânima Educação, ajudam a melhorar a gestão das empresas para aumentar a competitividade durante a pandemia

Com a quarentena imposta pela pandemia do Covid-19, muitos negócios estão temporariamente fechados ou funcionando em horário reduzido. Pensando em ajudar pequenas empresas em dificuldades, a Una Consult está oferecendo consultoria gratuita para pequenas empresas de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A consultoria feita por alunos do curso de Administração, com a orientação de professores, abrange temas como qualidade, finanças, RH, marketing, redes sociais e logística.

Durante a consultoria, os alunos ajudam o empreendedor a identificar seus problemas e apresentam propostas de soluções, além de esclarecerem dúvidas para melhorar processos e produtos. “É um apoio importante para sanar problemas cotidianos das empresas que refletem na produtividade e na rentabilidade”, diz a professora de Logística Roberta Macedo.

Para ela, todos ganham com o projeto. “É uma oportunidade para os alunos terem contato com a rotina da empresa e com problemas reais para aplicar as técnicas e teorias vivenciadas em sala de aula. Já as empresas têm acesso a uma consultoria de qualidade, com as práticas e teorias contemporâneas que podem potencializar o negócio”, explica Roberta.

Para Hadassa Lisboa, aluna do 8º período do curso de Administração, o projeto está sendo uma ponte com o mercado. Ela faz parte da equipe que está ajudando a empresa Universo das Pipocas, que produz sobremesas gourmet, a descobrir nichos e a buscar os melhores públicos-alvo.

O casal Rafael Vertelo e Camila Guimarães abriram a empresa há três meses. Os pedidos estão sendo feitos por whatsapp. Eles têm um cardápio variado, bons produtos, feitos com ingredientes de alta qualidade, como milho específico para pipocas doce e chocolates nobres. O objetivo da empresa é oferecer as pipocas para grandes lanchonetes e pizzarias de Contagem, como alternativa de lanche e também como sobremesa. “Nosso produto é de alta qualidade, prezamos pelo atendimento individualizado do cliente e pela boa experiência de compra. A ajuda da universidade será muito bem vinda para nos ajudar na gestão e no alcance do consumidor”, diz Rafael Vertelo.

Hadassa Lisboa está animada com o desafio. “O projeto de extensão Una Consult nos proporciona uma experiência exclusiva de aplicar o que aprendemos em sala como teoria em uma empresa real. Já estamos pensando e trabalhando nas melhores soluções para incrementar o negócio”, diz.

As empresas são captadas pela internet. A partir do cadastro, a equipe do Una Consult entra em contato para fazer um diagnóstico por meio de reuniões virtuais. Os interessados podem acessar o link bit.ly/unaconsult.