Detentora da marca Camponesa, a Embaré, sexta maior empresa de laticínios do Brasil, firma contrato de arrendamento da fábrica da Quatrelati, localizada em Patrocínio (MG)


A Embaré, sexta maior empresa de laticínios do Brasil, firmou, no dia 19 de junho, um contrato para arrendamento da Quatrelati, que será submetido ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A partir da aprovação pelo Cade, a Embaré que assumirá as atividades da fábrica da Quatrelati em Patrocínio (MG), passará a produzir os produtos sob a marca Camponesa, marca que assina a linha de lácteos da Embaré.

Com a nova fábrica, a Embaré avança no projeto de ampliar a participação no mercado nacional de lácteos. As atividades serão iniciadas com a fabricação de leite em pó e ingredientes lácteos para indústria. A capacidade de processamento diária de leite da empresa aumentará 16%, atingindo a casa dos 2,8 milhões de litros/dia.

O presidente da Embaré, Alexandre Antunes, explica que, o carro-chefe da Camponesa é o leite em pó, proveniente de um trabalho de crescimento econômico sustentável desenvolvido ao longo dos anos.  A Camponesa encontra-se atualmente entre as três primeiras marcas de leite em pó mais vendidas do Brasil, de acordo com o Instituto AC Nielsen. Nas regiões Norte, Nordeste e Estado de Minas Gerais, a participação de mercado da marca é altamente relevante. “Tradicional na comercialização de leite em pó no Nordeste do Brasil, estamos sempre inovando no processo produtivo por meio de novas tecnologias, a fim de tornar a companhia mais competitiva e atual. Nosso desafio é desenvolver todas as partes da cadeia, dos produtores aos distribuidores, para entregar ao consumidor final o melhor produto com um ótimo custo-benefício. Queremos crescer ainda mais no mercado de lácteos, em todo o Brasil”, explica o presidente.  

De acordo com pesquisa realizada no início de 2020 pela Ipsos, líder global de estudos de mercado, a Camponesa está entre as duas marcas de leite em pó mais lembradas nos Estados do Norte e Nordeste do Brasil. Segundo o diretor de Marketing e Trade da Embaré, Martim Ibrahim, em 2020, a empresa iniciou um trabalho de fortalecimento de marca e de seu processo de inovação. “Estamos trabalhando em time multidisciplinar compostos por membros das áreas de vendas, produção, P&D, captação de leite e marketing para entender como evoluir os produtos, lançar novas versões e adaptá-lo de maneira mais rápida para atender um mercado sedento por novidades e que também almeja personalização”, diz Martim.

Empresa de vanguarda em tecnologia de produção de leite, a Embaré também se destaca pelo desenvolvimento de projetos socioambientais e por uma gestão pautada na busca contínua de alternativas que minimizem os impactos da fabricação de produtos lácteos ao meio ambiente e que contribuam com a melhora da qualidade de vida da sociedade. Na produção de leite, por exemplo, a Embaré consome apenas 1,35 litro de água por cada litro de leite industrializado, enquanto a média nacional é de 3 a 4 litros de água. Para alcançar esse percentual, foram adotadas várias medidas ao longo dos últimos anos, com a instalação de hidrômetros em todos os setores de produção e reutilização de água condensada para geração de vapor na caldeira.
 
Embaré

Há 85 anos no mercado, cujo controle acionário é detido pela família Antunes, a Embaré possui fábricas em Lagoa da Prata e Santo Antônio do Monte, na região Centro-Oeste de MG, que somam juntas aproximadamente 40 mil m² de área construída e contam com nove laboratórios próprios. A Embaré apresentou faturamento de R$ 1,38 bilhão em 2019, e hoje tem capacidade de processamento de 2,4 milhões de litros de leite.

Atuante nas categorias de laticínios e confeitaria, a empresa tem um mix de produtos diversificado, fabricado nos mais altos padrões de qualidade. Sua linha de lácteos é composta por leite em pó, leite UHT, leite condensado, creme de leite, doce de leite, bebida láctea, manteiga, além de uma variedade de queijos. A empresa também produz os tradicionais caramelos, que são hoje exportados para países dos cinco continentes.

Quatrelati

Localizada na cidade de Patrocínio (MG), a Quatrelati foi construída pelo Grupo de Laticínios 3 Marias, que atua há 30 anos no mercado. A estrutura de  10 mil m²  de construção em um terreno de 100 mil m² tem capacidade para processar diariamente 400 mil litros de leite, de forma altamente eficiente através de seus modernos equipamentos. Atuante nas categorias de leite em pó integral, desnatado e MPC 70, a empresa é especializada em clientes industriais.