Desde o dia 3 de junho quase tudo liberado na Itália. O país voltou ao normal e mesmo aqueles que chegam do exterior não há mais a obrigação de se colocar em quarentena. Com a exceção de alguns países, entre eles o Brasil. Não há mais limite para viajar entre regiões. As autocertificações também não serão mais necessárias: uma decisão tomada com base nos dados mais recentes do monitoramento realizado pelo Instituto Superior de Saúde e pelo Ministério da Saúde.

Além disso, já é possível viajar para o exterior e visitar países que aceitam italianos. Na vida cotidiana, uma série de obrigações e impedimentos ainda permanecerá para limitar a propagação do Covid-19. Até 15 de junho, as reuniões em casa estão proibidas. É proibido ficar muito perto quando estiver ao ar livre e em locais públicos. Mesmo em casa, é recomendável evitar aglomerações.

A distância dos demais sempre deve ser de 1 metro, mantendo 2 metros ao praticar atividade física. Em locais públicos, lojas, cabeleireiro e esteticista, avião, trem, transporte público e onde não for possível manter distância, você deve sempre usar a máscara (na Lombardia é obrigatório). Devem ser evitados beijos e abraços com aqueles que não moram juntos (especialmente idosos).

Até 15 de junho, as idas ao cabeleireiro e à academia devem ser realizadas com reserva. As luvas devem ser usadas em muitas lojas, sendo obrigatórias para a compra de alimentos. Não será possível recusar uma medição de temperatura/febre. Com uma temperatura corporal de 37,5 graus ou mais, o acesso a muitos locais públicos e privados é proibido e pode ser relatado à autoridade de saúde. Além disso, não podemos nos recusar a divulgar nossas informações gerais nas lojas ou restaurantes que solicitarem. A medida é usada para rastrear pessoas que podem ter entrado em contato com indivíduos doentes. Se você entrou em contato com pessoas doentes ou em locais onde o decreto do governador ou prefeito está em vigor (na Sicília foi prorrogada até 8 de junho), você deve permanecer em quarentena a partir do momento da chegada.

Luz verde também para acesso a parques temáticos e de diversões, bem como a parques de vida selvagem. As crianças poderão retornar às áreas de lazer de parques, vilas e jardins para atividades recreativas, em conformidade com as diretrizes do Departamento de Políticas Familiares. Quanto às praias, existe uma proibição geral de encontros e a obrigação de garantir uma área de 10 metros quadrados para cada guarda-sol (a Região Emilia Romagna garante até 14 metros quadrados). Todas essas atividades devem respeitar as indicações precisas contidas nas ‘diretrizes’ aprovadas pela Conferência das Regiões. A partir de 15 de junho, também estão programados o retorno de serviços para crianças e adolescentes (de 3 a 17 anos) e atividades de entretenimento, sempre em conformidade com o disposto nas regras das orientações inter-regionais.

O índice de contágio RT está abaixo de 1 em todas as regiões da Itália, mas se houver sinal de aumento, pode apenas o Estado e não as diferentes regiões a decidir quaisquer limitações em áreas específicas do território nacional, de acordo com os princípios adequados e proporcionalidade ao risco epidemiológico realmente presente nessas áreas.

 A OMS classifica o COVID-19 como uma “pandemia” desde 11 de março. Para limitar sua disseminação, medidas restritivas foram gradualmente adotadas em escala global desde janeiro de 2020 (suspensão do tráfego aéreo, proibição de entrada, cuidados na fronteira, quarentena obrigatória, exames de saúde).

Baseado no art. 6 do Decreto do Primeiro Ministro de 17 de maio de 2020, desde o dia 3 de junho de 2020, viagens para/dos Estados-Membros da UE, os Estados partes no Acordo de Schengen, o Reino Unido, Andorra, o Principado do Mónaco, São Marinho e Cidade do Vaticano não estão sujeitos a limitações. Portanto, viajar para esses países também é permitido para o turismo. Antes da partida, é sempre necessário verificar quaisquer restrições à entrada em vigor no país para o qual você deseja ir. Esta informação está disponível nas páginas da Viaggiare Sicuri e nos sites das embaixadas e/ou consulados italianos dos países de interesse.

O retorno à Itália dos países listados é permitido sem limitações, sem prejuízo de quaisquer medidas restritivas previstas para áreas específicas do território italiano

Até 15 de junho de 2020, é proibido viajar para Estados e territórios que não os listados, exceto para trabalho comprovado, urgência absoluta ou necessidades de saúde. De qualquer forma, é permitido o retorno à sua casa ou residência.

Aqueles que retornarem à Itália de Estados e territórios que não os listados, ou que permaneceram lá nos 14 dias anteriores à sua chegada à Itália, mesmo após 3 de junho, deverão concluir uma autocertificação específica, e também passar por isolamento obrigatório por 14 dias e NÃO SERÁ PERMITIDO usar transportes públicos que não os que usou para chegar na Itália (por exemplo, na chegada a Fiumicino de avião, você não pode pegar o trem para ir ao centro de Roma ou para qualquer outro destino). O trânsito no aeroporto é permitido: quem entra na Itália por via aérea pode pegar outro avião para qualquer destino nacional ou internacional. É permitido o aluguel de carros e o uso de táxis ou aluguel com motorista.

Acesse o site www.esteri.it ou www.viaggiaresicuri.it para maiores informações.

A movimentação está permitida por qualquer motivo e sem a necessidade de entrar e sair de quarentena nos Estados da União Europeia, no Espaço Schengen, no Reino Unido e nos microestados europeus; até 15 de junho, as viagens de países não pertencentes à UE serão permitidas apenas pelos motivos indicados no DPCM de 17 de maio: necessidades comprovadas de trabalho, urgência absoluta ou razões de saúde; em qualquer caso, você ainda poderá retornar à sua casa ou residência.

O isolamento obrigatório é necessário apenas no caso de se nos 14 dias anteriores à entrada na Itália, o visitante estava em um Estado que não os mencionados acima. Portanto, quem vem do Brasil no momento deve respeitar a quarentena obrigatória.   

Portanto, é importante que qualquer pessoa que queira viajar para a Itália neste momento leia as perguntas frequentes com muito cuidado, atualizadas no seguinte link: https://www.esteri.it/mae/it/ministero/normativaonline/decreto-iorestoacasa-domande-frequenti/focus-cittadini-italiani-in-rientro-dall-estero-e-cittadini-stranieri-in-italia.html

Você também encontrará a nova autocertificação a ser entregue. Chamo a atenção para a inclusão do novo FAQ no. 4, especificamente dedicado ao turismo.