Evento acontece no dia 18 de junho, às 19 horas, por meio de live no Facebook

O GastroUna, o principal evento de gastronomia do Centro Universitário Una, da Ânima Educação, terá a sua 9ª edição online, em ambiente virtual. O evento é a grande oportunidade para os alunos se conectarem com o mercado e terem a experiência completa da criação de um empreendimento, desde a sua idealização, os custos, estratégias de marketing, planejamento, cardápio até sua abertura.

No dia 18 de junho, o GastroUna será transmitido ao vivo para todo o mundo a partir das 19 horas, pelo Facebook do curso de Gastronomia da Una. Assim como nas versões anteriores, os alunos deverão apresentar seus empreendimentos e mostrar seus conhecimentos sobre cardápios e bebidas que incluam as Pancs (plantas alimentícias não convencionais), tema dessa edição.

Para a idealizadora do GastroUna, a professora Rosilene Campolina, a mostra é uma oportunidade para o aluno se se apresentar ao mercado. “Os talentos merecem ser reconhecidos. Esses novos profissionais precisam atravessar as fronteiras da universidade e ganhar o mercado”, diz.

Segundo a professora, a empregabilidade é uma constante preocupação do curso. “Os alunos saem da faculdade com essa experiência, de vivenciar e montar um empreendimento. Não somente como cozinheiros, mas como gestores do seu próprio negócio. Isso envolve logística, gestão de insumos, de estoque, de pessoas, marketing e a forma de administrar uma equipe”, explica.

Para o coordenador do curso de Gastronomia, Edson Puiati, essa prática também é importante para a instituição de ensino.  “A matriz do nosso curso tem um foco em empreendedorismo e gestão de negócios. O GastroUna vem coroar isso com muita criatividade, já que os estudantes colocam em prática tudo que aprenderam na sua trajetória acadêmica. Já para a Una, é a chance de apresentar para o mercado o que desenvolvemos aqui, uma vez que nossos jurados são profissionais renomados e referências no segmento. Isso faz com que a gente tenha um retorno do público externo sobre o nosso trabalho implementado com estes alunos”, salienta.

Os trabalhos serão julgados por jurados que são figuras importantes para o cenário da gastronomia de Minas Gerais, entre eles, estarão:

Rodrigo Neiva – Vice presidente Acadêmico da Ânima Educação e coordenador da área de Turismo & Hospitalidade.

Ricardo Rodrigues – Presidente da Abrasel MG, FGM e Proprietário do Restaurante Maria das Tranças.

Márcia Nunes – escritora, historiadora e Proprietária e administradora do Restaurante Dona Lucinha.

Eduardo Maya – Gastrônomo, promotor de eventos, Idealizador da Feirinha Aproxima, Festival “Minas é o Mundo” e proprietário da Rede Pitza 1780.

 Miriam Furtado – Empreendedora gastronômica, proprietária da Rede de restaurantes Assacabrasa e a primeira mulher churrasqueira do Brasil.

Carlos Henrique /Prof de bebidas da Una e ABS/Mestre cervejeiro da Hofbräuhaus BH.

Isabela Lapa – blogueira e criadora do Blog “Coisas de Mineiro” – Um perfil sobre Turismo e Gastronomia em Minas Gerais.

O GastroUna conta com o apoio da AbraselBelotur, Emater, FGM – Frente da Gastronomia Mineira e Instituto Eduardo Frieiro.

A cobertura jornalística será realizada pelo Jornal ContramãoPortal BH Eventos e Portal Gastronômico Chefachef.

Sobre os empreendimentos concorrentes

BURGUER INK

Componentes: Artur Cheib, Izabella Haddad, Marco Antonio Lima, Mário Martinelli, Pedro Costa e Samuel Nolasco.

Burger INK vem para revolucionar os padrões de uma hamburgueria que une a gastronomia com os amantes da arte dos tatoos. Através de um cardápio sazonal regional, com valorização dos insumos locais, o estabelecimento propõe uma despojada experiência gastronômica em conjunto com um Estúdio de Tatuagem, presentes em um agradável ambiente que privilegia as práticas sustentáveis e o prazer da convivência.

DI BANANA & CIA

Componentes: Bárbara Cristina, Bruna Bernardes, Fernanda Matias, Gian Ferreira, Lucas Sena, Suile Clarissa eThalia Cordeiro.

Di Banana & Cia é uma vitrine virtual criada para proporcionar novas experiências gastronômicas. Usando a banana como uma das inspirações, seus derivados estão presentes em diversos produtos e segmentos. A plataforma Di Banana & Cia oferece comodidade por delivery unindo os produtores e fornecedores aos clientes promovendo os produtos que dialogam com as demandas de mercado e tem seu viés agroecológico pautado na sustentabilidade e inclusão social, na inovação e no empreendedorismo.

ELEMENTAR

Componentes: Caio Mancini, Clariane Brandão, Daniela Galastro, Gustavo Vasconcelos, Laura Vasconcelos, Luísa Bonfioli, Michele Novais e Reicler Moreira.

O Elementar é um GastroBar localizado na Praça Minas Gerais, na cidade de Mariana, no interior de Minas. Inspirado nos quatro elementos – terra, água, ar e fogo – o estabelecimento promete envolver todos em uma viagem gastronômica inusitada. Com foco em deliciosos petiscos, a casa também irá contar com pratos e drinks inspirados em cada um dos elementos, além de uma carta de cervejas especiais regionais. Tudo isto, degustado diante da vista mais linda da primaz de Minas, para tornar a sua experiência inesquecível.

Q HARMONIZA

Componentes: Alexandre Rocha de Menezes, Davi Albuquerque, Gabriela Assunção, Izabela do Ébano Pereira, Marcus Vinícius Araujo, Natália Carvalho, Silas Adriano eThaís de Oliveira. 

A “Q Harmoniza” tem o objetivo de apresentar conceitos de harmonização, produzindo e vendendo produtos “Q (que) harmonizam” com o seu queijo ou vinho preferido, focando inicialmente em uma linha de geleias artesanais e conteúdo didático digital sobre harmonização.

UAINEBAR

Componentes: Alexei Fitipaldi, Caroline Minelli, Débora Cristina, Maria Cristina Barbosa, Olívia Torino e Vinicius Venâncio.

Uainebar coffeworking é um empreendimento que se configura inovador no consumo e comercialização de cafés e vinhos locais em um ambiente “descolado” e acolhedor em que a música mineira também é lembrada. Atua com foco na sustentabilidade e inovação, oferecendo pratos e produtos criativos como por exemplo o inusitado “medalhão de feijoada” enriquecendo os movimentos artísticos, culturais e gastronômicos de BH.

Programação: 

Abertura19h

Burguer Ink – 19h30
Di Banana & Cia – 20h
Elementar – 20h30
Q Harmoniza  – 21h
Uaine bar Coffee Working – 21h30

Apuração/Resultado/Premiação/Encerramento – 22h

Premiação

As equipes vencedoras (1º e 2º lugar) serão agraciados com almoço nos restaurantes Dona Lucinha e Jotapê, kits de produtos da Cristina Misk, do Chefachef com Cafés Segafredo, Cimsal Flor de Sal, vouchers para eventos no Mineirão pós-pandemia, Camisas Atletico/Cruzeiro/América e kit love wine oferecidas pela professora de Eventos Priscilla Machado, convite para participação na Ferinha Aproxima e no Arraial de Belo Horizonte, kit da Sabarabuçu e certificados personalizados da Una.

Acesse pelo link: https://www.facebook.com/Gastronomia-Una-640622375968842