Para ampliar seu legado na transformação e inovação do ensino da medicina no Brasil, Dr. Ricardo Guimarães, gestor da instituição mineira, escolhe uma das maiores organizações educacionais do País

A Ânima Educação, uma das principais organizações educacionais particulares do Brasil e que nesta semana completou 17 anos de história, anuncia, nesta quinta-feira (07/05), a chegada da Faseh – Faculdade da Saúde e Ecologia Humana, pertencente ao Centro de Ensino Superior do Vetor Norte, área de expansão da Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG).

Fundada em 2001, a instituição mineira oferece, além do curso de Medicina, graduação em Enfermagem, Fisioterapia, Direito e Engenharias. No total são 1 mil alunos e mais de 225 colaboradores, entre docentes e administrativos. Sob a liderança do Dr. Ricardo Guimarães, a Faseh conquistou os mais altos indicadores acadêmicos, sendo seu curso de Medicina reconhecido com nota máxima pelo MEC, a partir de sua infraestrutura de ponta e por ser referência em inovação.

Criador do Hospital de Olhos de Minas Gerais, o Prof. Dr. Ricardo Guimarães tem renome nacional e acumula os papéis de médico, educador, pesquisador e gestor, tendo se destacado na área da saúde pelo sucesso de seus negócios e projetos, aliado à visão de futuro da medicina e da formação médica, compatível com as exigências do novo cenário da profissão. “Nossa escolha pela Ânima teve como critério a ampliação de nosso legado de investimentos, inovações e avanços na área da saúde”, enfatiza

Com a integração, Guimarães permanece na liderança da faculdade e dará continuidade aos projetos de inovação e processos de melhoria contínua responsáveis pela trajetória virtuosa da instituição sob sua gestão. O médico também passa, agora, a fazer parte do conselho de inovação, ensino e pesquisa da Inspirali, vertical de saúde da Ânima Educação, que tem foco em educação médica, saúde e inovação, e atua no desenvolvimento do ensino e aprendizagem em medicina do país.

De acordo com o diretor regional da Ânima Educação, em Minas Gerais e Goiás, e Reitor da Una e do UniBH, Rafael Ciccarini, a integração com a Faseh intensifica a agenda e o propósito da instituição de transformar o país por meio da educação de qualidade, com visão empreendedora, oferecendo ferramentas para a formação de profissionais para um cenário desafiador. “Acreditamos no potencial dessa união. Por isso, seguiremos juntos transformando vidas e preparando os alunos de forma efetiva para um mundo novo e para os desafios que hoje se colocam e que exigem uma relação cada vez mais integrada entre as áreas da saúde e da educação. Essa integração fortalecerá ainda mais a nossa proposta de oferecer educação de qualidade para que mais pessoas realizem o sonho de estudar e construam não só uma carreira, mas um país melhor”, destaca Ciccarini.  

Já para o Diretor da Inspirali, José Lúcio Martins Machado, a integração das experiências no ensino médico das instituições da Ânima entrará em um novo patamar. “A chegada da Faseh, que tem excelentes feitos na inovação da medicina e um curso nota 5 pelo MEC, nota máxima no ensino superior, potencializará a excelência acadêmica na saúde. Além disso, essa união permitirá, certamente, a realização de grandes projetos voltados ao desenvolvimento de competentes profissionais do país”.

Mais do que ter relação com um curso que se mostra menos propenso aos efeitos da atual crise, a parceria reforça o DNA de qualidade do Ecossistema Ânima e é mais um passo no fortalecimento da Inspirali, vertical de medicina da organização, área que se demonstra ainda mais necessária e fundamental no contexto atual relacionado à Covid-19.

A Ânima conta com seis escolas de medicina em quatro estados do País, com 733 vagas anuais e cerca de 3.700 alunos, matriculados na Universidade São Judas, em São Paulo (SP); na AGES, em Jacobina e Irecê (BA); no UniBH, em Belo Horizonte (MG); na Unisul, por meio de uma parceria de gestão com a instituição que tem cursos nas cidades de Tubarão e Pedra Branca (SC); e agora na Faseh, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG). A partir desta nova integração, a Ânima amplia sua atuação, consolidando-se entre as maiores organizações privadas de ensino médico no país.