A sustentabilidade tem chamado a atenção dos consumidores que estão cada dia mais conscientes a respeito da importância do tema, até mesmo na hora de escolher onde morar. Essa preocupação acaba representando também economia nas despesas mensais, como contas de luz e água. Por isso, crescem o número de condomínios que abraçam esse conceito. As perspectivas são de que esses projetos se tornem uma tendência, com o aparecimento de novos empreendimentos ecologicamente corretos.

Máximo aproveitamento dos recursos naturais como racionalização do uso da energia, com uso de placas fotovoltaicas para captação de energia solar, suprindo o consumo de energia das áreas comuns do condomínio, além da utilização de lâmpadas de LED, sensores de presença nos halls de escada e nas garagens são atitudes que o Grupo Patrimar sempre adota.

Além disso, a construtora utiliza tecnologias que permitem economia de água, como sistema de reaproveitamento de águas pluviais para irrigação e lavagem das áreas comuns, torneiras com temporizador e instalações sanitárias das áreas comuns com sistema dual flux, que se baseia no procedimento de duplo acionamento de descarga para caixa acoplada dos sanitários, com potencial de até 60% de economia de água.

Também fazem parte das soluções sustentáveis nos condomínios do Grupo, bicicletário e bicicletas compartilhadas, incentivando a utilização consciente desse meio de transporte, estação de recarga para carros híbridos e lixeiras para coleta seletiva.

Buscando ampliar a utilização de recursos sustentáveis, o Grupo Patrimar assinou, recentemente, um acordo com a Mori Energia e a CEMIG SIM que visa a redução do custo com energia elétrica para empreendimentos do Grupo e sua sede, evitando a emissão de aproximadamente 34 toneladas de CO2/ano (cálculo realizado pela equipe de engenharia da CEMIG SIM). A energia é gerada remotamente em áreas com radiação solar mais favorável e continua chegando pela rede da distribuidora, porém com menor custo.

Ao investir na produção de energia fotovoltaica, a Patrimar terá uma economia que pode chegar a até 20% do valor do consumo. Além da sede, a alternativa também tem sido utilizada nos estandes das obras dos empreendimentos Avignon, no bairro Santo Antônio, e La Reserve, no Jardim das Mangabeiras, na região de Nova Lima. “Também estamos sugerindo que as administradoras dos empreendimentos já entregues proponham essa alternativa para os condôminos”, afirma a gerente administrativo do Grupo Patrimar, Patrícia Bernardino.

Para a construção das usinas, a Mori Energia firmou parceria com a Cemig SIM. Juntas, as empresas visam implantar 32 usinas solares fotovoltaicas em 17 cidades do estado. A estimativa é de que as usinas – que têm potência instalada de 200 MW, cada – gerem 300 gigawatts/hora por ano de energia limpa, renovável e eficiente.

Além do fator econômico, o uso de energia fotovoltaica contribui com a sustentabilidade. Isso porque sua produção é realizada a partir do uso da energia solar. “Ao ser cotista em fazendas solares, o Grupo Patrimar investe em uma alternativa limpa e contribui com a preservação do meio ambiente”, complementa Patrícia.

O diretor comercial e de marketing da Patrimar, Lucas Couto, afirma que a sustentabilidade é um valor defendido e praticado pelo Grupo Patrimar e está presente em todos os empreendimentos que levam a marca. “Temos o objetivo de otimizar ainda mais a utilização de energia limpa, equilibrar a demanda com o uso racional dos recursos naturais, suprindo o consumo de energia das áreas comuns dos condomínios”, aponta. “Estamos sempre atentos a novas tecnologias e soluções inovadoras como esta, a fim de incorporar cada vez mais o conceito de sustentabilidade em nossos empreendimentos”, complementa.