No próximo sábado, 17 de agosto, os colaboradores da construção civil em Minas Gerais e seus familiares terão um dia de lazer, cultura, orientações sobre capacitação profissional e promoção à saúde para celebrar. Na data, será comemorado o Dia Nacional da Construção Social 2019 (DNCS) no Clube do Trabalhador do Sesi, em Betim, que neste ano registrou 1.102 inscrições – 23% a mais do que em 2018.

O evento é promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio de sua Comissão de Responsabilidade Social (CRS), e correalizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) Nacional. Em Belo Horizonte, ele é organizado pelo Sinduscon-MG e seu braço social, o Seconci-MG.

“O DNCS reforça a importância da responsabilidade social empresarial no âmbito da construção civil. As empresas associadas ao Sinduscon-MG reconhecem que os trabalhadores – aliados à produtividade, eficiência e qualidade dos produtos e serviços que elas oferecem a Minas Gerais e ao país – são um dos seus principais ativos. Proporcionar a esses profissionais e seus familiares este dia de lazer, cultura e promoção à saúde é também valorizá-los nesse sentido”, destacou Geraldo Jardim Linhares Júnior, presidente do Sinduscon-MG.

Uma das novidades na programação para 2019 é a ampliação das atividades de promoção à saúde. Os participantes poderão fazer testes rápidos de HIV, Hepatite B e Glicemia Capilar. A execução, leitura e interpretação dos resultados serão feitos em, no máximo, 30 minutos. Outros destaques são a vacinação contra febre amarela, HPV e Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a Oficina de Pequenos Curativos, onde será possível aprender regras básicas de como fazê-los e trocá-los.

“Cada edição vem sendo uma oportunidade de divulgar para o trabalhador da construção civil o investimento social do setor em seu capital humano. O evento dá visibilidade às ações sociais, de promoção à saúde e segurança no trabalho disponibilizadas para este trabalhador e seus familiares”, afirmou Danuza Prates Octaviani Bernis Mohallen, presidente do Seconci-MG.

Segurança no trabalho e educação

As novidades não param por aí. Os participantes terão oportunidade de visitar o espaço “O Mundo está mudando, e você?” – tema desta 13ª edição do Dia Nacional da Construção Social – e conhecer o Segcon, programa de gestão da segurança no trabalho desenvolvido pelo Seconci-MG que auxilia as empresas a deixarem os canteiros de obras mais seguros.

Ciente da importância de promover a educação para todos, o DNCS também disponibilizará neste espaço informações sobre a EJA/EaD, nova modalidade de ensino ofertada pelo Sesiminas, que ajuda pessoas que não puderam se formar no Ensino Básico a ter outra oportunidade.

Além disso, por meio da “Parede Interativa”, serão apresentados alguns dos cursos de iniciação e aperfeiçoamento profissional oferecidos pelo Senai Paulo de Tarso. A ferramenta permite conferir, na prática, conceitos de alvenaria, drywall, técnicas de pintura, aplicação de cimento queimado e várias outras inovações e tecnologias do setor de construção civil.

Uma das ações de maior sucesso das edições anteriores do DNCS, o “Cantinho da Leitura”, estará de volta no dia 17. Mais de 500 livros de literatura adulta e infanto-juvenil, arrecadados por meio de uma campanha solidária realizada pelos organizadores, serão disponibilizados aos participantes para troca e distribuição.

Parceria inédita

Quem está marcando presença pela primeira vez no Dia Nacional da Construção Social é o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), parceiro do Seconci-MG e do Sinduscon-MG no projeto “Construindo Igualdades” (que atua no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher). No DNCS, o tema será abordado por meio do esquete cênico “Quando agir?”, produzido pelo grupo de teatro empresarial Todo Cultura (contratado pelo TJMG).

O evento conta ainda com o apoio e a parceria do Laboratório São Paulo, Laboratório Laborclínica, Óticas Diniz, Cemig, Prefeitura Municipal de Betim, Sepadi Betim, Faculdade Unincor, Glaxo SmithKline (GSK) e Oral-B.

A programação da festa dos trabalhadores da construção civil será das 9h às 14h, mas os participantes terão as instalações do clube à sua disposição por todo o dia. A seguir, confira as atrações confirmadas para a edição do DNCS 2019 em BH:

Lazer e cidadania

Stand da Ótica Diniz – reparo gratuito de óculos e venda de óculos de sol a preços diferenciados

Distribuição e troca de livros

Área para crianças desenharem e colorirem

Pintura facial infantil

Contação de histórias no “Cantinho da Leitura”

Corte e escovação de cabelo, barba

Esmaltação

Oficina de artesanato – confecção de colares com material reciclável

Rua de Lazer para a criançada

Apresentação do software de gestão de segurança “Segcon”, da EJA/EaD , dos cursos de Ensino Regular do Sesi e dos cursos do Senai-MG.

Quadras do Clube disponíveis aos participantes do evento para prática de esportes

Torneio de truco

Saúde

Trailer Odontológico com limpeza de dentes e orientação – com distribuição de senhas

Distribuição de preservativos e orientação sobre DSTs (Sala do Sepadi)

Testagem rápida para HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis – Para realizar o teste, é necessário apresentar um documento de identidade com foto

Aferição de pressão arterial

Teste de Glicemia capilar

Exame de palpação de mamas (e orientações sobre prevenção ao câncer de mama)

Teste de acuidade visual e orientações

Vacinação (Febre Amarela, HPV, Tríplice Viral – sarampo, caxumba e rubéola).

E mais:

Show musical com Nando Mendes e Banda

Premiação dos vencedores do Torneio de Truco

Apresentação do esquete teatral “Que Egípcio é esse?”, com o Sesi em Cena