A campanha será divulgada para os usuários durante as viagens pelas TVs dentro dos ônibus, nas redes sociais e veículos de imprensa da cidade

Ficar atento aos sinais de trânsito, olhar os dois lados da via e utilizar sempre a faixa de pedestre para atravessar, são algumas das regras básicas que a população precisa adotar para andar pelas ruas com segurança. Pode parecer simples, mas acredite, milhares de pessoas não se atentam para esses detalhes da sinalização.

O desafio ainda é grande para evitar que pedestres sejam vítimas de atropelamentos em Belo Horizonte. Atenta a importância do tema para a população, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) vai realizar uma ação de conscientização que será apresentada nas TVs dos ônibus durante as viagens, nas rede sociais e nos veículos de imprensa da cidade, em celebração ao Dia Mundial do Pedestre, comemorado nesta quinta-feira, dia 8 de agosto.

Série histórica

Números fornecidos pelo DETRAN/MG e BHTRANS apresentaram redução no número de acidentes, desde que teve início no ano de 2000, o levantamento da série histórica de atropelamentos na cidade de Belo Horizonte. Em 2000 foram 4.148 atropelamentos contra 1.475 em 2018, uma queda de 64,4%. Durante o período a frota de veículos na cidade cresceu de 679.727 para 2.040.362 veículos. Apesar da redução, a média diária de atropelamentos em 2018 na cidade, foi de 4 pessoas por dia., considerando carros, caminhonetes, motos, bicicletas, ônibus e caminhões,

O presidente do SetraBH, Joel Paschoalin, destaca que os motoristas de ônibus que atuam nas empresas associadas à entidade participam regularmente de treinamentos para garantir a segurança no trânsito e o cuidado com os pedestres.“Atropelamento não é fatalidade. É resultado de um comportamento de risco. Temos que entender que o pedestre é a parte mais frágil do trânsito e sempre terá a preferência. Respeitá-los é o dever de todos”, explica o presidente do SetraBH, Joel Paschoalin.

Importância da data

O dia escolhido, presta uma homenagem aos Beatles pela famosa fotografia tirada em 8 de agosto de 1969, dos integrantes do grupo atravessando a faixa de pedestres da rua Abbey Road, em Londres.

Uma pesquisa realizada pela Arteris, concessionária responsável por diversos trechos de rodovias federais brasileiras, confirma a necessidade do Dia Mundial do Pedestre como promoção para segurança do trânsito. De acordo com o levantamento da empresa, 31% dos óbitos registrados nas estradas envolvem atropelamento de pedestres.

“Temos o objetivo de conscientizar sempre chamando a atenção para a necessidade do respeito a faixa de pedestres, uso do cinto de segurança, não falar no celular, não dirigir alcoolizado e utilizar cadeirinha para crianças no carro. A educação no trânsito não se limita apenas a ensinar regras de circulação, mas também deve contribuir para formar cidadãos responsáveis, comprometidos com a preservação da vida”, observa Joel Paschoalin.