Exposição, oficinas e atrações culturais para crianças e adultos ocupam o Museu Brasileiro do Futebol de 12 de julho à 22 de agosto

O Projeto Itinerante do Museu dos Brinquedos busca ampliar o acesso do público à cultura e educação ocupando diferentes espaços de Belo Horizonte. O próximo destino que recebe a programação gratuita e diversificada que envolve exposição, brincadeiras, oficinas, cursos de formação e atrações culturais é o Museu Brasileiro do Futebol, localizado no Mineirão (Av. Coronel Paschoal s/n – Pampulha). A itinerância do Museu dos Brinquedos ficará no estádio entre os dias 12 de julho e 22 de agosto e conta com o apoio cultural do Museu Brasileiro do Futebol, do Mineirão e do Movimento BH pela Infância e o patrocínio das GASMIG, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Umas atrações que estará acessível ao público é a Exposição “Tempo Será – histórias e memórias do brincar”. A mostra apresenta 150 brinquedos de diferentes épocas e culturas que contam a história da sociedade, valorizando a importância do brincar e ressignificando o consumo de brinquedos.

A exposição poderá ser visitada de terça à sexta-feira, de 9 às 17 horas, e aos sábados e domingos, de 9 às 13 horas. Os horários estão sujeitos a alterações devido a jogos e eventos no Mineirão. As visitas serão conduzidas por educadores do Museu dos Brinquedos. As visitas em grupo devem ser agendadas no telefone 3146-9633.

O Mineirão também receberá as Oficinas de Construção de Brinquedos, que estimula crianças a montar, com criatividade e diversão, brinquedos a partir de materiais reciclados e de baixo custo, e ainda o Espaço de Brincadeiras, onde as crianças poderão conhecer a diversão em brinquedos de antigamente, como perna de pau, perna de lata, pula corda, elástico, amarelinha, peteca, Cama de Gato, Jogo da Velha, Futebol de prego, jogos de tabuleiros e outras brincadeiras coletivas. Tudo gratuito e conduzido pela equipe do Museu dos Brinquedos.

Programação cultural

Para valorizar a cultura lúdica da infância e o contato com a música e a literatura, o Projeto Museu Itinerante do Museu dos Brinquedos apresentará para crianças e suas famílias atrações culturais nos finais de semana, de 11 às 12 horas. As apresentações têm entrada gratuita, sem a necessidade de retirada de ingresso e estão sujeitas à lotação.

Abrindo o projeto, no dia 13 de julho (sábado), o Grupo Coração Palpita apresenta um espetáculo musical brincante e interativo que diverte crianças e adultos. O show do dia 21 de julho (domingo) fica por conta de Paulinho Polika, com a apresentação de Marionetes Espetaclim. Na semana seguinte, o Grupo Casa de Lua apresenta o espetáculo brincante Bonequinha Preta, no dia 28 de julho (domingo), e a programação se encerra com a apresentação Quintal de Gegê, no sábado, dia 03 de agosto.

Atividades Formativas

O Museu Brasileiro do Futebol recebe ainda cursos e atividades formativas voltados para educadores, pais, familiares e a comunidade em geral, visando não só a diversão, mas também contribuir com formação cidadã. Os interessados poderão se inscrever gratuitamente pelo link http://bit.ly/4cursoformacaomuseu. As vagas são limitadas.

No dia 07 de agosto (quarta-feira), de 14 às 17 horas, será realizada a “Oficina Vivências lúdicas: o despertar do ser brincante”. A oficina tem como objetivo a reflexão sobre o universo lúdico infantil por meio de jogos, brincadeiras, música, ritmo do movimento corporal e da construção de brinquedos. O conteúdo da oficina permite a educadores e demais interessados a busca de novas formas educativas para incentivar o desenvolvimento da infância de forma plena.

A atividade será ministrada por Rodrigo Libanio Christo, grande defensor da infância, educador e brincante há mais de quarenta anos. Idealizador do projeto Voluntários Brincantes, possui um canal no YouTube que reúne brincadeiras, canções tradicionais da cultura popular e seus jogos educativos confeccionados com material reaproveitado.

No dia 08 de agosto (quinta-feira) de 14 às 17 horas, será realizada a “Oficina Tempo da infância: o brincar como linguagem principal da criança”. A proposta da oficina é promover um diálogo sobre o tempo e o espaço do brincar na vida das crianças e os benefícios das atividades em grupo, na natureza e nos espaços públicos, destacando o papel da família e dos educadores na garantia de uma infância plena a partir da brincadeira.

A atividade será ministrada por Fernanda Clímaco, mestre em Educação, Gestão Social e Desenvolvimento Local pela UNA. Pedagoga, graduada na PUC/MG e especialista em Construtivismo e Educação na FLACSO/Argentina, em parceria com a UAM – Universidade de Madrid. Pós-graduada em Infância, Cultura e Práticas Formativas, na universidade FUMEC. Diretora da EPI – Escola de Professores da Infância.

No dia 12 de agosto (segunda-feira), de 14 às 17 horas, o Mineirão receberá a Oficina “Todas as infâncias: o pensar e o agir pela diversidade e por uma sociedade inclusiva”, ministrada pela escritora e ativista da inclusão Mariana Rosa. A oficina aborda a vulnerabilidade e a deficiência como características inerentes à natureza humana e convida ao reconhecimento e à valorização da diversidade para uma educação na perspectiva inclusiva. Incentiva um olhar sensível para a transformação da cidade em um espaço acessível para todas as infâncias.

Mariana Rosa é jornalista e escritora, graduada em Comunicação Social pela UFMG e pós-graduada em Responsabilidade Social pela PUC-Minas. É embaixadora mineira da ONG Prematuridade e facilitadora de grupos de acolhimento de famílias de pessoas com deficiência. Ativista da inclusão e autora do blog e do livro Diário da Mãe da Alice.

E no dia 13 de agosto (terça-feira) de 14 às 17 horas, acontece a última atividade formativa, a Oficina “A criança e a cidade: pela transformação do espaço urbano”, ministrada pela jornalista e ativista da infância Desirée Ruas. A oficina incentiva a reflexão sobre a forma como o espaço público dialoga com a infância e como deve ser uma cidade que entende as necessidades das crianças. Discute também as formas de mobilização para que a cidade seja interessante, acessível e segura para todas as crianças.

Desirée Ruas é graduada em Comunicação Social pela UFMG, especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade e multiplicadora em Educação para o Consumo. Jornalista e integrante do grupo de mobilização da Rede Brasileira Infância e Consumo – Rebrinc e do núcleo Aliança pela Infância em Belo Horizonte. É co-idealizadora do movimento BH pela Infância e ativista pelos direitos das crianças.

Projeto Itinerante do Museu dos Brinquedos no Museu Brasileiro do Futebol

Exposição “Tempo Será – histórias e memórias do brincar”, oficinas e brincadeiras:

– Terça à sexta-feira, de 9 às 17 horas, com permanência até as 17 horas*

– Sábados e domingos, de 9 às 13 horas, com permanência até as 13 horas*

*Horário sujeito a alteração devido a jogos e eventos no estádio

Período: 12 de julho a 22 de agosto

31 3146 9633

*visitas de grupo devem ser agendadas.

Atrações culturais – sempre às 11 horas

13/07 – sábado: Coração Palpita – Espetáculo musical

21/07 – domingo: Espetaclim – Espetáculo de Marionetes com Paulinho Polika

28/07 – domingo: Bonequinha Preta – Espetáculo brincante com Casa de Lua

03/08 – sábado: Quintal da Guegué – Espetáculo brincante

Atividades formativas – “Tempo da Infância – Encontros para pensar a criança”

Oficina 1: Vivências lúdicas: o despertar do ser brincante

Palestrante: Rodrigo Libanio Christo – educador, brincante e artista

07 de agosto – quarta-feira – de 14 às 17 horas

Oficina 2: Tempo da infância: o brincar como linguagem principal da criança

Palestrante: Fernanda Clímaco, pedagoga

08 de agosto – quinta-feira – de 14 às 17 horas

Oficina 3: Todas as infâncias: o pensar e o agir pela diversidade e por uma sociedade inclusiva Palestrante: Mariana Rosa, escritora e ativista da inclusão

Palestrante: Mariana Rosa, escritora e ativista da inclusão

12 agosto – segunda-feira – de 14 às 17 horas

Oficina 4: A criança e a cidade – A invisibilidade e os desafios da infância no espaço urbano

Palestrante: Desirée Ruas, jornalista e ativista da infância

13 agosto – terça-feira – de 14 às 17 horas

INSCRIÇÕES NO LINK: http://bit.ly/4cursoformacaomuseu