A atividade, realizada a partir das 14h, no Minas Shopping, pretende despertar o interesse das crianças pela leitura, de maneira recreativa e lúdica

As férias estão chegando e para muitos este período representa um momento de lazer e descanso em família. Para a garotada aproveitar o recesso, o projeto “Era Uma Vez” realiza, neste domingo, 7 de julho, mais uma edição da contação de histórias gratuita no Minas Shopping. A diversão fica por conta dos contadores Aline Medeiros e Túlio Rocha, que prometem encantar o público com dois contos infantis recheados de música, brincadeiras e muitas surpresas.

Realizado todos os domingos, a partir das 14h, em um espaço montado em frente à padaria Pão Pão, no Piso 2, o projeto tem o objetivo de estimular ainda mais o acesso aos livros desde os primeiros anos de vida. Fruto da parceira entre o Instituto Gil Nogueira (IGN) e o Minas Shopping, a programação é gratuita. Outras informações no site www.minasshopping.com.br.

A primeira história apresentada pela dupla, “A descoberta da joaninha”, fala sobre uma joaninha que enfeitou-se toda para ir à festa na casa da sua amiga lagartixa. No caminho, a joaninha percebe que mais importante do que estar bela e receber elogios é ter amigos com quem pode contar. A história ensina as crianças sobre autoestima e também que o fato de saber compartilhar é capaz de deixar as pessoas mais bonitas por fora.

Já a história “Fruta pé” gira em torno de uma árvore mágica, que rejuvenesce quem come seu fruto. A raposa, então, descobre o poder da fruta, mas quer ficar com os benefícios só para ela. Esperta, ela engana todos os bichos da floresta e, sempre que perguntam o segredo da sua juventude, dá um jeito de desviá-los para não encontrarem o caminho até a árvore. Mas nem toda astúcia da raposa será capaz de enganar a tartaruga, que encara como um desafio desvendar esse mistério.

Na narrativa, os pequenos são convidados a explorar o espaço cênico, os objetos e instrumentos utilizados durante a contação de história, construindo uma divertida brincadeira de “faz de conta”, que incentiva interação com os contadores.

Contadora de histórias há mais de 20 anos, a também atriz, pedagoga e arte-educadora Aline Medeiros, natural de Belo Horizonte, narra histórias conhecidas e passadas de geração para geração em escolas, livrarias, editoras e projetos literários.