Somadas as isenções e inscrições pagas, o ENEM 2019 contará com a participação de 5,09 milhões de candidatos, uma queda de 7% em relação à edição anterior do exame, que teve 5.5 milhões de cadastros confirmados.

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 79,8% dos candidatos confirmaram o pagamento do boleto de inscrição no valor de R$ 85.

O ENEM 2019 está confirmado para acontecer entre os dias 03 e 10 de novembro.

O Inep detalhou, em nota oficial, que os participantes pagantes da prova do ENEM deste ano representam 41,5% do total de confirmações, enquanto que outros 58,5% conquistaram a isenção da taxa.

Dados do ENEM 2019

A prova deste ano será realizada por maioria feminina. Elas representam quase 60% de inscrições. Apenas como destaque, na edição 2018, 44 das 55 redações nota mil foram escritas por mulheres. Veja aqui alguns exemplos > https://beduka.com/blog/materias/redacao/segredos-redacao-perfeita-enem/

O Inep revelou que as regiões Sudeste e Nordeste lideram no número de inscrições confirmadas para o ENEM:

35,2% Sudeste

34,2% Nordeste

11,7% Norte

10,6% Sul

8,3% Centro-Oeste

A nota final conquistada no ENEM é usada como referência para participar de uma das edições semestrais do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para instituições públicas, ou ainda critério de classificação para bolsas de estudo do ProUni.

Veja aqui algumas dicas dos temas que são exigidos na prova do ENEM e como se preparar para o exame > https://beduka.com/blog/dicas/enem-dicas/como-prova-enem/