A ADCE Jovem Minas realizou na última semana de maio, no Semear Innovation, o 9º Encontro de Gerações com Valores (EGV). A palestra foi do Deputado Federal por Minas Gerais, Lucas Gonzalez, que abordou o tema, “Desafios de Empreender: do privado a vida pública”.

Formado em direito pela Faculdade Milton Campos, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Lucas Gonzalez iniciou sua carreira profissional como estagiário em recursos humanos na Transpes, empresa do setor de transporte e logística fundada por seu avô. Foi gerente operacional e posteriormente tornou-se superintendente de operações da empresa.

Gonzalez sempre buscou aplicar nos negócios todo o conhecimento adquirido com especialistas em sua trajetória. Com uma visão clara da realidade socioeconômica brasileira, viu que com todo o conhecimento e experiência acumulados, ao longo de sua vida, poderia contribuir significativamente para um novo modelo de gestão pública no país. Em 2016, Gonzalez participou do projeto “Sonhos Possíveis”, com mentoring de Fernando Henrique Cardoso. No ano seguinte, filiou-se ao Partido Novo, pelo qual foi eleito Deputado Federal por Minas Gerais nas eleições de 2018.

“Vimos o Brasil praticamente dividido, polarizado, nas eleições realizadas em 2018. Daí o grande desafio na área pública que é o de encontrar meios para a superação das barreiras que a militância política cria entre aquilo que o país precisa que seja feito e as divergências políticas entre partidos e aqueles que ocupam cargos públicos”, explica Gonzalez.

Segundo Gonzales, a sua vivência no setor privado permite que ele aplique na área pública conceitos de gestão, que possibilitem contribuir de forma relevante para produzir mais com menos. Para ele, a necessidade de transformação no modelo da gestão pública é iminente. “O Brasil carece de novas referências de liderança e esperança demonstrando que é possível mudar a realidade do nosso país. Inspirar pessoas e despertar a fé são dois grandes objetivos que tenho nesse mandato como Deputado Federal”, ressalta. Gonzalez alertou que a sociedade tem papel fundamental nos processos de transformações que o país necessita. Seja por meio de participação ativa em associações, entidades que possam interagir com o setor público, intermediando seus anseios ou por meio de interação direta com os políticos que receberam seus votos.

A ADCE Jovem de Minas Gerais é um espaço na Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa – ADCE Minas Gerais que visa desenvolver atividades voltadas aos jovens profissionais, empreendedores, líderes, encorajando-os a serem dirigentes de empresa que se empenham em praticar a ética e difundir os valores cristãos.