Crianças e adultos vão se divertir com os contadores de histórias do projeto, que busca incentivar a leitura

O projeto “Era Uma Vez – Oficina de Contação de Histórias”, realizado todos os domingos no Minas Shopping, vai apresentar, no dia 19 de maio, as histórias “A menina e o pássaro encantado” e “O Palhaço”. O público irá conferir uma apresentação recheada de musicalidade, brincadeiras e contos cheios de confusões e surpresas, com o contador de histórias Mário Alves e a cantora, compositora e multi-instrumentista Andressa Versi, ambos da Cia Arte de Compartilhar Histórias.

A contação é fruto da parceria entre o Minas Shopping e o Instituto Gil Nogueira (IGN) para incentivar a leitura, em um mundo que se torna cada vez mais digital. A dupla irá se reunir com as crianças e seus responsáveis a partir das 14h, no Piso 1, em frente à Leitura. Toda a programação é gratuita, mas as vagas são limitadas. Outras informações no site www.minasshopping.com.br.

“A menina e o pássaro” narra a história de uma menina que tinha como seu melhor amigo um pássaro, que era livre, e justamente por ser livre ela não sabia quando ele voltaria novamente. A menina sentia muita falta do amigo e à medida que sua saudade aumentava ele ficava cada vez mais encantado. A cada retorno do pássaro ele trazia uma porção de histórias. O conto, que foi a primeira história infantil escrita por Rubem Alves, fala sobre emoções e momentos presentes na vida de todas as pessoas.

Já a segunda história, é um relato da experiência real de um palhaço que, todo mês, visitava um hospital. Certa vez, uma enfermeira o puxou pelo braço e disse: “Palhaço, hoje temos uma missão especial pra você”. A dupla apresenta o emocionante encontro do palhaço com uma pequena paciente, que levará os pequenos visitantes a refletir sobre o papel da arte e o que faz a vida valer a pena. Ao mesmo tempo em que se divertem, os pequenos também aprendem, e isso tudo com o acompanhamento dos pais ou responsáveis.

Sobre o Instituto Gil Nogueira

O Instituto Gil Nogueira é uma ONG qualificada pelo Ministério da Justiça como Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). Foi constituída, em 2006, com o objetivo de reduzir o analfabetismo funcional por meio da leitura, desenvolvendo ações junto à sociedade, como o projeto “Ler é Viver”, que já beneficiou mais de 60 mil crianças do ensino fundamental da rede pública de ensino do Estado de Minas Gerais. Ao longo dos seus 13 anos, mais de 1 milhão de livros foram lidos e interpretados em 57 escolas.