Espetáculo do youtuber propõe uma divertida disputa entre a plateia. Peça estará em cartaz no Cine Theatro Brasil Vallourec, no dia 5 de maio

Fenômeno de visualizações na internet, o belo-horizontino Enaldinho apresenta um descontraído e disputado show no dia 05 de maio, no Cine Theatro Brasil Vallourec. O espetáculo “Enaldinho Game Show” volta aos palcos para comemorar a conquista recente dos 10 milhões de inscritos no canal do youtuber. Referência em vídeos de desafios e experiências que crianças e adolescentes sonham em reproduzir em casa, Enaldinho também fala de sua trajetória durante o espetáculo. Depois de BH, o youtuber se apresenta em São Paulo, no Teatro Gazeta, no dia 18 de maio.

No game show que leva ao teatro, além dos desafios e disputas, Enaldinho fala um pouco sobre sua vida, suas aventuras de adolescente, da criação do canal, detalhes sobre a produção dos vídeos e como tudo tem acontecido de forma rápida em sua carreira. Durante aproximadamente 80 minutos, o público terá uma experiência interativa e a oportunidade de se aproximar e conhecer o jovem fenômeno da internet. “Sentir a energia da galera on-line já é legal. Agora, sentir a energia dessa garotada ao vivo é surreal. Acredito que após os 10 milhões de inscritos no canal o show vai ser ainda mais incrível e estou muito ansioso”, diz Enaldinho.

Aos 21 anos, Enaldo Lopes de Oliveira Filho, ou apenas Enaldinho, faz sucesso entre o público infanto-juvenil. Os milhões de views que seu canal registra se devem ao tipo de conteúdo que produz, que também agrada os pais. Afinal, algumas das regras do youtuber incluem não incentivar a criança a se expor em situação de risco, não apresentar brincadeiras radicais, piadas de duplo sentido e palavrões. “Sei da minha responsabilidade com esse público, que não tem discernimento do certo e do errado. Nunca quero influenciar de maneira negativa uma criança”, explica Enaldinho.

Em outubro do ano passado, o canal do Enaldinho foi listado dentre os canais infantis mais influentes do Youtube. O estudo foi realizado pela área de tendência Snack Intelligence, à frente de pesquisas, monitoramento e análises de mercado audiovisual digital. Enaldinho é o sexto no ranking dos dez canais infantis mais influentes e visto no YouTube Brasil.

Profissão youtuber

Apaixonado pelo mundo digital, Enaldinho bateu a marca dos 10 milhões de inscritos no canal que começou trazendo registros de suas jogadas de videogames. “Não queria ser famoso, queria apenas mostrar meus lances legais. Até que, em 2014, participei de um grande evento, o Brasil Game Show, e vi de perto o calor do público com os youtubers. A partir daí eu comecei a mudar o tipo de postagem que eu fazia. Comecei com pegadinhas, historinhas até chegar no formato atual”, relembra Enaldinho.

O canal traz ainda desafios de recordes mundiais, curiosidades e experiências em vídeos bem-humorados que envolvem criatividade e estudo científico. O conteúdo é feito de jovem para jovem, através de experimentos presentes no imaginário infantil, nas brincadeiras e corriqueiras pegadinhas de crianças, o que permite uma boa recepção do público no Youtube e também nas principais redes sociais.

Com o apoio da família que investiu no sonho do adolescente, Enaldinho tem hoje um canal que se diferencia. “Eu sempre vigiei os conteúdos e cuidei para que ele não se expusesse demais. Com o tempo, ele próprio passou a ter esse cuidado. Sempre falamos que ele é um exemplo para seu público, principalmente as crianças e ele incorporou isso muito rápido. É incrível como hoje ele tem consciência do exemplo que é e do cuidado que tem com o trabalho que faz”, explica a mãe, a médica Maria Luiza Lopes. Enaldinho tem uma rotina puxada que inclui gravações três vezes por semana para o canal, campanhas publicitárias, sessão de autógrafos, dentre outros.

Outro diferencial do Enaldinho é a profissionalização. Contando com uma produtora especializada em gerir carreiras como a dele, a Roda Produções, o canal conta com mais de 30 patrocinadores. Com tantas visualizações, Enaldinho chamou atenção de marcas, como Disney, Hot Wheels, Toddy, Estrela, Oi, Sony e muitas outras. E ainda rendeu um livro, “O Mundo Louco de Enaldinho”, lançado na Bienal do Livro do ano passado.

Em 2015, o sócio da Roda Produções, Pedro Gazzola, viu nos youtubers uma nova oportunidade de negócio. “As pessoas pediam nas nossas redes sociais eventos com nomes que eu nunca tinha ouvido na vida, como a Kéfera. Ela foi nosso primeiro evento voltado para o mercado de internet em BH. Tivemos uma venda surreal, ingressos esgotados e daí em diante fizemos shows de todos os nomes do mercado do Youtube”, conta.

Já atenta para esse cenário, a Roda se deparou com Enaldinho que buscava uma agência para lançá-lo como youtuber. Foi nesse momento que o empresário Pedro Gazzola percebeu a oportunidade de transformar a carreira e o propósito da Roda. “Enquanto produzíamos shows dos youtubers, chegamos ao Enaldinho, mas já com uma proposta diferente. Nosso objetivo foi de empresariar e gerir a carreira dele. Então, criamos esse novo braço de gerenciamento de carreiras de youtubers. Além dele, hoje temos o Mateus Paim, o Nicolas Gomes, o Biel Valadares e trabalhos avulsos para outros influenciadores”, explica Pedro Gazzola.

O que você quer ser quando crescer

Ser youtuber é o sonho de muita gente. Fora a fama, a questão financeira também é um atrativo, mas a mãe de Enaldinho alerta que é preciso foco e trabalho para ter sucesso na profissão. “Alguns amigos às vezes me falam que os filhos querem ser youtubers. É um caminho que muitas crianças querem seguir. Enaldinho começou num momento em que tudo estava começando. Hoje, tem muita concorrência, mas se a criança tem talento, os pais devem investir. É uma profissão como outra qualquer e com boa remuneração. Mas para entrar nesse meio tem que saber que não é festa. O Enaldinho tem sucesso porque trabalha duro e se profissionalizou”, afirma Maria Luíza Lopes.

SERVIÇO

Enaldinho Game Show

Data: 5 de maio, domingo

Horário: 18h30

Local: Cine Theatro Brasil Vallourec – Av. Amazonas, 315, Centro

Ingressos: R$80,00 (inteira) e R$40,00(meia)

Duração: 80 minutos

Classificação: livre

Vendas: eventim.com.br