Construtora AP Ponto investe em novas práticas sustentáveis e reduz em 60% os resíduos gerados no canteiro de obras

O comportamento do consumidor está mudando, mais consciente sobre a relação do homem com o ambiente, ele busca por produtos, serviços e alternativas sustentáveis. Segundo levantamento realizado pela Opinion Box a respeito da percepção dos consumidores brasileiros sobre a sustentabilidade e o engajamento social nas empresas, 42% dos consumidores se preocupam muito com práticas sustentáveis quando compram algo. Essa mudança também pode ser notada no mercado imobiliário.

Para Bárbara Guimarães, coordenadora de engenharia da construtora AP Ponto, a tendência é que os clientes se tornem mais engajados e exigentes. “Somos muito procurados por jovens solteiros que estão iniciando suas vidas. Esse grupo que já representa 70% do nosso público apresenta mais essa preocupação com o consumo consciente e a sustentabilidade e opta por imóveis menores. No momento do atendimento apresentamos a eles as alternativas sustentáveis adotadas pela empresa e percebemos que essas ações despertam a atenção desses clientes”, afirma a coordenadora.

Mais do que dar atenção especial aos aspectos sociais e ambientais que envolvem a obra, tornou-se necessário pensar em alternativas mais sustentáveis para a construção dos empreendimentos. Essa mudança, além de ser benéfica para o ambiente, garante economia para as empresas. Fazer com que os materiais sejam reutilizados, definir alternativas menos invasivas para a modificação dos terrenos e encontrar novas formas de geração de energia são atitudes que diminuem os impactos da construção no ambiente. Além disso, tornam os processos economicamente viáveis. Seguindo essa tendência, a construtora AP Ponto adotou práticas que visam a diminuição dos resíduos gerados nas obras dos seus empreendimentos. A ação já gerou bons resultados para o ambiente e para a empresa.

“Realizamos em nossas obras a gestão de resíduos de toda a linha de produção, conferindo e garantindo que os rejeitos sejam separados e descartados adequadamente, de maneira responsável, sem prejuízo ao meio ambiente e à sociedade. Através deste acompanhamento, realizamos treinamentos com todos os funcionários, atendemos as exigências das legislações e órgãos ambientais, impedimos qualquer tipo de disposição final irregular e desperdício de material. Todos os processos são acompanhados por uma engenheira ambiental. Com este trabalho, estabelecemos o consumo consciente de materiais e reduzimos em 60% os resíduos gerados durante a construção em nossos canteiros”, declara Bárbara.

Sobre a AP Ponto

A AP Ponto é uma construtora e incorporadora que atua na construção de condomínios que fazem parte do programa “Minha Casa Minha Vida”. Com foco no cliente, a missão da empresa é descomplicar o sonho da casa própria. É conhecida também por ter a entrega garantida e sempre no prazo. Fundada na capital mineira em 2010, pelo engenheiro Bruno Lafetá, a empresa chegou ao mercado com profissionais com mais de 20 anos de atuação no setor. Em 2013, a AP Ponto iniciou seu processo de expansão e está presente nas cidades de Uberlândia, Belo Horizonte, Contagem, Betim, Vespasiano e Santa Luzia. Ao todo, a construtora já entregou 27 condomínios e mais de 3.000 unidades de apartamentos.