O projeto acontecerá a partir de 6 abril  no Centro Cultural Venda Nova

Música, danças urbanas, literatura, DJ e moda: todas as mulheres que querem conhecer mais sobre o universo Hip Hop poderão participar gratuitamente de diversos cursos do projeto Oficina Feminina de Rap. A ação acontecerá entre 6 de abril ao mês de julho, no Centro Cultural Venda Nova.

Segundo a idealizadora, Dayana Paula Rodrigues, o projeto tem como objetivo incentivar, fortalecer, empoderar e dar visibilidade à produção feminina dentro da cultura hip hop. “As oficinas são voltadas para mulheres interessadas em desenvolver conhecimentos nas áreas do hip hop. As aulas irão acontecer no Centro Cultural Venda Nova. O projeto é aberto ao público e classificação a partir de 12 anos. Esta edição é beneficiada com recursos do Fundo de Incentivo a Cultura de Belo Horizonte”, afirma.

Ao todo, são ofertados seis cursos: Literatura, Poesia e Rima; Teoria Musical e Técnica Vocal; Danças Urbanas; Técnicas para DJ; Identidade Juvenis – Hip Hop e Gênero; e Workshop de Moda.

As interessadas podem se inscrever no local do evento das 9h às 17h ou através do link encurtador.com.br/kzATX. As aulas serão realizadas aos sábados e terão início no dia 6 de abril. O tempo de duração é de quatro meses.

Profissionais que irão ministrar os cursos:
Nome: Lana Black
Cursos:
Literatura, Poesia e Rima / Técnica musical e Técnica vocal
Minicurrículo:
Cantora, compositora, poetisa e empreendedora. Atua na música desde os anos 90, com influências do Soul, Funk, Gospel, Rap, MPB, Jovem Guarda, entre outras. Uma participação assídua não só na música, mas também na militância. Integrou e ministrou vários projetos como educadora social, colaborando para geração de renda e aprendizado formando multiplicadores do seu trabalho dentro e fora de Minas gerais.

Nome: Scheylla Bacellar
Curso:
Danças Urbanas
Minicurrículo:
Mulher, negra e periférica. Do Aglomerado da Serra, educadora social e dançarina. Aos 14 anos, começou a liderar o grupo de dança “Fatal Black” onde produziu um espetáculo no FID (Festival Internacional da Dança) em 2008. A dança de rua (o hip hop dance e afro house) são suas ferramentas de trabalho em projetos e programas como “Meninos no Parque”, “Fica Vivo”, “Escola Integrada”, “Circuito Usiminas”, “Casas de Semiliberdade” e instituições com “Oficina de Imagem”, dentre outros. Atualmente, desenvolve atividades no “Programa Pró-Jovem” e como agente realiza encontros culturais em BH, onde promove discussões sobre juventude negra, violência e direitos que envolvem o jovem com uma reflexão sobre a realidade do contexto em que vivem.

Nome: Jozeli Rosa  
Curso:
Identidade Juvenis – Hip Hop e Gênero
Minicurrículo:
Jozeli Rosa de Souza, Bacharel em Direito, Pós Graduanda em Direitos Humanos. Integrante da Organização de Mulheres Negras Ativas e do Coletivo Brejo das Sapas. E militante da área da Infância e Juventude e desenvolve outras ações culturais em Belo Horizonte e em outras redes em âmbito Nacional. #MULHERESDABREJO

Nome: Black Josie
Cursos:
Dj, Música e TecnologiaMusicista, produtora cultural e relações públicas Luciana Gomes reúne suas habilidades e experiências profissionais para dar vida à DJ Black Josie, “persona” criada por ela em 2004, após sua experiência na música erudita frente ao Grupo de Estudos de Música Histórica, Cameratta Lusittana. Atualmente, dedica-se a divulgação e pesquisa da soul music e sua reverberação no Brasil através dos projetos Baile Soul da Josie e Soul das Pretas ( Josie e Damas do Soul ). É DJ residente na pub e música latina Los Mariachis; onde apresenta sets de salsa, cumbia, merengue e outros ritmos latinos. Fez parte da equipe de curadoria do Festival de Arte Negra, edição 2107. Fundadora e DJ residente do Coletivo Djeias , iniciativa cultural voltada para estímulo e valorização das mulheres artistas de diferentes áreas frente às pick-ups, cdjs, controladoras, notebooks, ipods, etc.

Nome: Lorena Santos
Curso:
Workshop de moda
Minicurrículo:
Lorena Santos é mineira, estudante de artes visuais, estilista e gestora da marca autoral Lolita az Avessas que está há 9 anos no mercado da moda urbana, e que tem como objetivo fomentar e enaltecer a diversidade de belezas, corpos e lutas. Além desses, a marca trabalha com inclusão social e questiona padrões de beleza. A idealizadora tem como inspiração a Cultura Hip Hop e a figura feminina.Serviço
Oficina Feminina de Rap

Cursos: Literatura, Poesia e Rima; Teoria musical e Técnica vocal; Danças Urbanas; DJ, Música e Tecnologia; Identidades Juvenis – Hip hop e Gênero; e Workshop de Moda.
Data de início: 6 de abril (Todos os sábados)
Horário: 13h às 19h
Local: Centro Cultural Venda Nova – Rua José Ferreira dos Santos, 184 – Jardim dos Comerciários, Belo Horizonte.
Inscrições: No local ou pelo link encurtador.com.br/kzATX