Maria Cantoni e Thaïs Cristófaro participam de grupo de docentes que escreveu o livro

Com participação de Maria Cantoni e Thaïs Cristófaro, a Editora Contexto publicou, neste ano, Fonética Acústica: os sons do português brasileiro. Em texto divulgado pela Editora, a obra é descrita como um manual que “oferece instrumental teórico e metodológico que atende ao conteúdo de disciplinas introdutórias” à Fonética Acústica segmental. O livro foi escrito por um grupo de cinco professoras de diversas universidades brasileiras.

Maria Cantoni

Maria Mendes Cantoni é professora adjunta na Fale. Possui graduação em Língua Portuguesa e em Língua Latina (UFMG, 2006), mestrado em Linguística (UFMG, 2009) e doutorado em Linguística (UFMG, 2012). Realizou estágio de doutorado sanduíche no Lyon Neuroscience Research Center (França, 2011) e pós-doutorado na UFMG (2014). Exerce atividades de docência, pesquisa e extensão nas áreas de Fonética e Fonologia Experimental, Prosódia, Linguística Cognitiva, Ciência e Tecnologia da Fala.

Thaïs Cristófaro

Thaïs Cristófaro Alves da Silva é professora titular da Fale e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 1B. Mestre em Linguística pela UFMG (1986), doutora em Linguística pela Universidade de Londres (1992) e pós-doutorado na Universidade de Newcastle (2002), Puc Minas (2011) e University College London ( 2017). Foi presidente da Associação Brasileira de Lingüística – ABRALIN no período entre 2005 e 2007; coordenadora da Câmara de Pesquisa em Ciências Sociais, Humanas e Artes da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais(Fapemig) entre 2009-2012 e membro do Comitê Assessor do CNPq na àrea de Linguística entre 2012 e 2015. Coordenou o Grupo de Trabalho (GT) de Fonética e Fonologia da ANPOLL no biênio 2010-2012 e atuou como sub-coordenadora deste GT no biênio 2008-2010.

Atualmente, atua no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (Pó-Lin), vinculada à Linha de Pesquisa da Fonologia. Coordena o Laboratório de Fonologia da Fale, onde desenvolve os seguintes projetos de pesquisa: A natureza das representações fonológicas e Variação de Sibilantes e Róticos em MInas Gerais. També ministra cursos de Graduação, Pós-graduação, Especialização e Extensão com enfoque em fonologia, fonética, variação sonora e aquisição da linguagem oral e escrita. Em parceria com o professor Hani Camille Yehia, desenvolveu uma proposta de ensino interativo de Fonologia e Fonética que pode ser acessada em www.fonologia.org