Exposição, Oficinas de Construção de Brinquedos, Espaço de Brincadeiras, Atrações Culturais e Curso de Formação compõem o projeto. Objetivo é democratizar o acesso.

Com o objetivo de ampliar o acesso do público à cultura e educação Projeto Itinerante do Museu dos Brinquedos ocupa diferentes cantos da cidade. A partir do dia 04 de abril, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Exposição Itinerante Museu dos Brinquedos 2019 eo programa educativo e cultural do Museu estará na Usina de Cultura de Belo Horizonte (Rua Dom Cabral, 765, Ipiranga). O acervo, com mais de 150 brinquedos de diferentes épocas e culturas, conta a história da sociedade. A exposição valoriza a importância do brincar e ressignifica o consumo de brinquedos. O funcionamento será de segunda à sexta, 9h às 17h e sábado de 8h às 12h e os educadores do Museu dos Brinquedos estarão presentes para conduzir as visitas. A entrada é gratuita.

Além da mostra, haverá Oficinas de Construção de Brinquedos tradicionais usando materiais reciclados e simples. O público terá a oportunidade de exercitar a imaginação, estimular a criatividade, desenvolver habilidades e se expressar. Segundo a diretora executiva do Museu dos Brinquedos, Tatiana Camargo, o ato de construir brinquedos altera a ordem das coisas, estimula o desejar, imaginar e realizar. “O indivíduo transforma seu diálogo com o mundo, posicionando-se de forma ativa”, disse.

No Espaço de Brincadeiras, há o resgate de brincadeiras antigas, interação e imaginação. “Os visitantes são convidados a descobrir a potencialidade do brincar, do próprio corpo, da imaginação, da relação entre gerações e da interatividade com o coletivo”. Para Tatiana, através do brincar é possível aprender, experimentar o mundo, suas possibilidades, relações sociais, elaborar autonomia, organizar emoções e ainda desenvolver linguagem e habilidades motoras. “E o mais importante, a brincadeira é importante por si só por ser um ato lúdico, prazeroso em si, divertido e alimentador da alma de uma infância saudável”, completou.

Diferentes Atrações Culturais incrementam a programação, aos sábados. As apresentações levam diversas artes para encantar o público infantil e adulto. Quem for poderá assistir apresentações musicais, teatro, contação de histórias e circo. Programação completa abaixo.

E buscando contribuir ainda mais com a comunidade em geral do entorno do Centro Cultural, será oferecido o Curso de Formação Gratuito para educadores, ativistas da infância, pais, mães e demais interessados. O tema “Tempo da Infância – Encontros para pensar a criança”, será abordado em quatro dias de palestras. Detalhes do curso abaixo.

Programação atrações culturais – sábados – sempre às 11h

06/04: ​ Espetáculo Sufoco

Sufoco esforça-se para colocar em cena todas as atrações de um grande circo. Mas ele conta apenas com um palhaço no elenco: ele mesmo! Em meio a confusões e tropeços, Sufoco revela-se um multi-artista: é mágico, malabarista, acrobata, músico e equilibrista. Um espetáculo cheio de virtuosismo técnico, comicidade e emoção.

13/04:​ Espetáculo Cantarolar, com Grupo Cantarolê

O Cantarolê convida a “Cantarolar”, onde músicas histórias e brincadeiras se misturam, envolvendo a todos os presentes.

José Alves, músico e Isabel Cristina, narradora, prepararam músicas autorais que  contam histórias, além de várias outras, entre elas, as de domínio popular e narração de histórias, incluindo brincadeiras cantadas, para junto com o público presente, passarem momentos de leveza e alegria.

20/04 (feriado de Páscoa): Centro cultural fechado

27/04: Espetáculo Canções e Fofuras com Ana Cristina

Ana Cristina encantar crianças e adultos com a apresentação de Canções e Fofuras. No repertório, canções que contam histórias e parlendas populares que acendem as memórias. Tem ainda pérolas do cancioneiro nacional, como “Estrela-do-Mar (um pequenino grão de areia), de Marino Pinto e Paulo Soledad, de 1951, entre outras.

Programação Cursos de Formação

As inscrições são gratuitas, devem ser feitas no link http://bit.ly/2uvwzeK e aguardar confirmação da vaga.

Oficina 1: 10 de abril, das 15h às 18h – QUARTA-FEIRA

Vivências lúdicas: o despertar do ser brincante

Palestrante: Rodrigo Libanio Christo, educador, brincante e artista

O objetivo é mergulhar a cultura da infância e mostrar as diversas possibilidades lúdicas que podem ser utilizadas com as crianças em casa, na escola e em espaços variados da cidade para o incentivo ao brincar. “A educação por meio de jogos, brincadeiras, músicas, ritmo e movimento corporal e da construção de brinquedos potencializam o desenvolvimento das crianças”, enfatiza o brincante e educador Rodrigo Libanio Christo. E ele assegura: “não podemos pensar o brincar se nós mesmos não vivenciamos a experiência da brincadeira, do lúdico”.

Oficina 2: 11 de abril, das 15h às 18h – QUINTA-FEIRA

Tempo da infância: o brincar como linguagem principal da criança

Palestrante: Fernanda Clímaco, pedagoga

A proposta é promover um diálogo sobre o tempo e o espaço do brincar na vida das crianças e os benefícios das atividades em grupo, na natureza e nos espaços públicos, para a garantia de uma infância plena a partir da brincadeira. A palestrante apresenta os conceitos de infância, as fases do desenvolvimento infantil e debate o papel de educadores, da família e do poder público na promoção do direito ao brincar. “É papel dos adultos garantir que o direito ao brincar seja efetivado. Apenas quando tomamos consciência da necessidade da criança se expressar e vivenciar as brincadeiras é que nós, adultos, seremos capazes de garantir as condições para que o brincar aconteça, de fato”, explica Fernanda Clímaco.

Oficina 3: 15 de abril, das 15h às 18h – SEGUNDA-FEIRA

Todas as infâncias: o pensar e o agir pela diversidade e por uma sociedade inclusiva Palestrante: Mariana Rosa, escritora e ativista da inclusão

Autora do blog Diário da Mãe da Alice, Mariana conta suas experiências sobre maternidade atípica contribuindo para a sensibilização da sociedade pelo respeito à diversidade. Na oficina, a escritora fala sobre as barreiras urbanísticas, arquitetônicas, de transporte, de comunicação, tecnológica e atitudinal que têm impacto sobre a vida das pessoas com deficiência. Mariana Rosa faz um retrato histórico de como as sociedades lidavam com as pessoas com deficiência desde a Idade Antiga e incentiva um olhar sensível para a transformação da cidade em um espaço acessível para todas as infâncias. Ela aborda também a valorização da diversidade para uma educação na perspectiva inclusiva e os principais desafios da sociedade atual para garantir que todas as crianças possam ter acesso aos espaços públicos, ao convívio e ao brincar. “O direito ao respeito e o combate ao preconceito precisam acontecer em todas as esferas. Por que é tão difícil lidar com a diversidade se ela é uma característica da vida que nos sustenta?”, pergunta Mariana.

Oficina 4: 16 de abril, das 15h às 18h – TERÇA-FEIRA

A criança e a cidade

Palestrante: Desirée Ruas, jornalista e ativista da infância

A jornalista, educadora ambiental e ativista da infância Desirée Ruas resgata as questões relacionadas ao brincar, à ocupação do espaço urbano e à educação na perspectiva inclusiva, trabalhados nos encontros anteriores, com o objetivo de construir um projeto de intervenção. A oficina incentiva a reflexão sobre a escuta, a forma como o espaço público dialoga com a infância e como deve ser uma cidade que entende as necessidades das crianças. Discute também as formas de mobilização para que a cidade seja interessante, acessível e segura para todas as crianças. “Ao mobilizar os participantes para a construção de projetos pela infância em suas comunidades estamos deixando um produto concreto que terá uma importância para a transformação da cidade. Os projetos buscam questionar a invisibilidade e os desafios da infância no espaço urbano de acordo com cada contexto “, explica Desirée Ruas.

Tatiana Camargo finaliza, “É nosso dever, enquanto instituição cultural, participar ativamente da construção de uma cidade melhor para todos. Temos a oportunidade de exercer a cidadania ocupando espaços públicos com educação, lazer e cultura. Esse tem sido o trabalho do Museu dos Brinquedos, no sentido de resgatar e difundir a cultura da infância no mundo contemporâneo”.

Serviço Gratuito

Museu dos Brinquedos Itinerante 2019

Data: 04/04 a 04/05 – segunda à sexta: 9h às 17h e sábado de 8h às 12h
Local: Usina de Cultura(Rua Dom Cabral, 765 – Ipiranga, Belo Horizonte)

Informações: 3246-0334

As visitas em grupo devem ser obrigatoriamente agendadas

museudosbrinquedos.org.br