Imagens da tragédia: o olhar da imprensa para o desastre em Brumadinho”, que apresenta 20 fotos, 30 capas e uma experiência imersiva, terá abertura na quarta-feira (27) e ficará em exibição até 27 de abril. Jornalistas debatem a produção de imagens e narrativas em coberturas de tragédias

O rompimento da barragem 1 da Mina do Córrego do Feijão completou, nesta segunda (25) dois meses, deixando as marcas de uma das maiores tragédias socioambientais do Brasil. Para marcar essa data, o curso de jornalismo do Centro Universitário Una realiza a exposição “Imagens da tragédia: o olhar da imprensa para o desastre em Brumadinho”. A exposição apresenta 30 capas e 20 fotos produzidas por profissionais dos jornais Estado de Minas, Hoje em Dia, O Tempo, Super  Notícias e Metro BH.

A curadoria foi feita pelos professores da Una Aurelio Silva, Maria Magda Santiago, Leonardo Drummond Vilaça, e o jornalista Fred Bottrel. A expografia é da professora dos cursos de arquitetura e design da Una, Janaína Scaramuss, e a montagem é feita pelos alunos do curso. A abertura da exposição acontece nesta quarta (27), às 18h, na Casa Una,  rua Aimorés, 1451, em Lourdes.

A exposição também apresenta a reportagem em 360 graus, realizada em Brumadinho por Bottrel e Renan Damasceno. Trata-se da primeira experiência de imersão de não-ficção apresentada em uma exposição em Minas. “No caso de Brumadinho, como em coberturas de grandes tragédias, o uso dessa ferramenta (a câmera 360 graus) tem um significado. Vai além de um mero recurso tecnológico inovador: é algo realmente capaz de propor um deslocamento de olhar e permitir ao leitor a sensação de estar presente naquele local”, diz Bottrel. A experiência imersiva, com óculos especiais de realidade virtual, estará disponível nos dias 27 e 28.

Em um primeiro momento foi solicitado aos veículos que selecionassem material da cobertura e enviasse para os curadores. A partir desse material foram selecionadas as capas do dia 26 de janeiro de 2019, dia que se seguiu à tragédia e as cinco melhores capas de todos os veículos. “Mais que uma aula de jornalismo, pelo excelente e sensível  trabalho dos profissionais da imprensa mineira, essa exposição é uma espécie de memorial às vítimas dessa atrocidade em Brumadinho, que dizimou vidas humanas, animais e a natureza. São imagens fortes, mas não podemos esquivar nosso olhar, mesmo que marejado, para que tragédias como essa não caiam, mais uma vez, no esquecimento”, afirma o professor Aurelio Silva, que é também jornalista e cientista social.

A seleção das fotos seguiu o mesmo procedimento.  O material foi enviado pelos editores de fotografia dos veículos e depois passaram pela seleção dos curadores. Fazem parte da exposição os trabalhos de Alexandre Guzanshe e Gladyston  Rodrigues (Estado de Minas); Flávio Tavares e Lucas Prates (Hoje em Dia); Douglas Magno, Cristiane Mattos, Alex de Jesus, Moisés Silva e Uarlen Valério (O Tempo e Super Notícia). “Apenas com palavras não seria possível mostrar à sociedade os dramas que foram vividos como consequências dessa tragédia, desse crime. As imagens têm um poder de comunicação muito forte. Por isso, é importante registrarmos e relembrarmos as imagens do que aconteceu para que de fato, dessa vez, isso fique como aprendizado e lição de algo que não se pode repetir”, diz Leonardo Drummond Vilaça, jornalista e professor.

A exposição conta também com os trabalhos da fotógrafa Ísis Medeiros, que atuou como freelancer com fotos publicadas na Folha de São Paulo, Brasil de Fato e Jornalistas Livres. Para a professora e fotojornalista Magda Santiago, “a sensibilidade de Ísis fica evidente na delicadeza e profundidade de suas imagens, que resumem simbolicamente o vazio deixado pelos que se foram, narram as lágrimas dos que ficaram e a luta daqueles que ajudaram. Essas e as outras fotografias publicadas guardam a memória desse desastre, do descuido e da irresponsabilidade que mudaram para sempre a história das pessoas, do meio ambiente e de Brumadinho”.

A realização da exposição foi inspirada nas exposições do Newseum, museu da notícia sediado em Washington, e faz parte do compromisso assumido pela jornalista Márcia Maria da Cruz, que integrou a turma do International Visitor Leadership Program (IVLP), programa de intercâmbio profissional promovido pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos cujo propósito é a valorização do letramento e educação midiática (media literacy).  “Ao visitar o Newseum fiquei muito emocionada ao ver o trabalho da imprensa na cobertura de fatos e acontecimentos que impactaram a história do mundo, como por exemplo, o atentado de 11 de setembro de 2001. Nos tempos de notícias falsas, as chamadas fakenews, temos que valorizar o trabalho dos jornalistas na produção de informação de qualidade e mostrar o quanto o jornalismo é fundamental para a democracia”, afirma Márcia, que coordena o curso de jornalismo da Una, que produz o evento por meio do laboratório Núcleo de Convergência Midiática (NUC).

Debate reunirá profissionais e estudantes

Junto à exposição, no dia 27, quarta-feira, serão realizadas duas mesas de debate sobre a produção de imagens e narrativas em coberturas jornalísticas de tragédias. A primeira mesa será composta pelos jornalistas Gladyston Rodrigues (Estado de Minas), Carlos Eduardo Alvim (Globo Minas) e Ísis Medeiros, com a mediação do professor Júlio Pinto (Centro Universitário Una), um dos principais semioticistas do Brasil. A segunda mesa tem a participação das jornalistas Edilene Lopes (Rádio Itatiaia), Márcia Maria Cruz (coordenadora do curso de jornalismo da Una  e repórter do jornal Estado de Minas) e do tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros.

Imagens da tragédia: o olhar da imprensa para o desastre em Brumadinho”

Curadoria: Aurelio Silva, Fred Bottrel, Leonardo Drummond Vilaça e Maria Magda Santiago.

Fotos: Alexandre Guzanshe e Gladyston  Rodrigues (Estado de Minas); Flávio Tavares e Lucas Prates (Hoje em Dia); Douglas Magno, Cristiane Mattos, Alex de Jesus, Moisés Silva e Uarlen Valério (O Tempo e Super Notícias) e Ísis Medeiros

Reportagem 360: Fred Bottrel e Renan Damasceno

Primeira página: Estado de Minas, O Tempo, Hoje em Dia, Super Notícia e Metro BH.

Casa Una

De 27 de março a 27 de abril

Rua dos Aimorés, 1451

Horário: Das 14 às 21 horas

Entrada Franca

Experiência imersiva:
27 e 28 de março

Horário: Das 14 às 21 horas