Maristela Bretas

“A Cinco Passos de Você” (“Five Feet Apart”) tem 90% de inspiração em outro drama romântico que fez sucesso do cinema há quase cinco anos, “A Culpa é das Estrelas“, que contou em seu elenco principal com dois rostos jovens já em ascensão – Shailene Woodley e Ansel Elgort, ambos dos filmes “Divergente” (2013), “Insurgente” (2015) e “Convergente” (2016). No filme de 2014, a dupla sofria de câncer. Já a nova produção conta a história de dois adolescentes com doenças pulmonares graves – a bela Stella Grant (Haley Lu Richardson) e o rebelde Will Newman (Cole Sprouse).

_SB92454.ARW

Na verdade, o mérito maior do filme é de Haley Lu Richardson, uma atriz de 24 anos que interpreta bem uma jovem de 16 com fibrose cística. Ela segura a produção com simpatia e carisma, enquanto Newman capenga em algumas cenas. Haley Lu mostrou seu potencial em “Fragmentado” (2017), enquanto Newman vem de séries de TV, em especial “Riverdale” (2018). Destaque para a atuação de Moises Arias (“Ben Hur” – 2016) como o amigo de infância Poe, também interno do hospital.

O filme é água com açúcar, mas serve para divulgar para o público em geral essa doença grave que atinge milhares de pessoas pelo mundo de todas as idades e muitas vezes leva à morte. Na história, Stella é uma garota focada, segue todas as regras do tratamento e aguarda a possibilidade de um transplante de pulmões. Mesmo tendo muitos amigos, a doença obriga que passe a maior parte de sua vida dentro de um hospital e ligada a um aparelho de oxigênio.

A Cinco Passos de Você - Divulgação (3)

É lá que conhece Will, o charmoso do quarto ao lado que se recusa a fazer o tratamento por estar descrente da vida. Além de se encantar de cara pelo novo gatinho do pedaço, Stella vai tentar ajudá-lo a se tratar. Daria um grande romance, mas a doença que possuem impede que se toquem de qualquer forma. À medida que a paixão entre eles aumenta, cresce também a tentação de jogar as regras pela janela e abraçar esse amor que sentem um pelo outro.

A Cinco Passos de Você - Divulgação (7)

Para quem procura um filme com um casal fofo, um tema que faz chorar, um final não tão dramático, “A Cinco Passos de Você”, com estreia nesta quinta-feira em todos os cinemas, é a escolha certa. E ainda pode abraçar uma bela campanha beneficente de conscientização do que é a fibrose cística criada do Instituto Unidos Pela Vida, maior organização brasileira focada no desenvolvimento de projetos relacionados à conscientização da doença no país.

A Cinco Passos de Você - Maria Inêz Aranha 1
Foto: Maria Inêz Aranha

A Paris Filmes, distribuidora da produção no Brasil, abraçou a campanha, juntamente com um grupo de atores, artistas e a estilista Malena Russo que produziu uma estampa personalizada relacionada com o tema central do filme. As camisetas têm o valor unitário de R$ 40 e estão disponíveis para compra no site do Instituto: https://unidospelavida.lojaintegrada.com.br/camiseta-filme. Toda a renda obtida com a venda será destinada a instituição. Para saber mais sobre a doença acesse: www.unidospelavida.org.br.

Ficha técnica:
Direção: Justin Baldoni
Produção: CBS Films / Wayfare Entertaiment
Distribuição: Paris Filmes
Duração: 1h56
Gêneros: Romance / Drama
País: EUA
Classificação: 12 anos
Nota: 3 (0 a 5)