Relatório bienal apresenta balanço das ações socioambientais realizadas pela fábrica da empresa em Itabirito

A planta da Coca-Cola FEMSA Brasil em Itabirito (MG) está entre as fábricas mais sustentáveis do sistema Coca-Cola no mundo e, para apresentar ao público as iniciativas de sustentabilidade realizadas ao longo do último biênio, a empresa publicou o Relatório de Sustentabilidade relativo aos anos de 2017 e 2018. O documento destaca as atividades da fábrica em Itabirito e nas cidades vizinhas Nova Lima, Brumadinho e Moeda.

Entre os pontos de destaque abordados, está a eficiência ambiental. A fábrica foi projetada para otimizar os recursos hídricos, alcançar eficiência energética e ter altos índices de reciclagem.   Desde a inauguração, a água da chuva é reaproveitada e utilizada para diversas finalidades após o tratamento. Outro investimento foi em captação de luz natural e uso de iluminação solar nos edifícios. Para cada litro de bebida produzido,  a engarrafadora utiliza 1,4 litro de água. Em 2018, dos resíduos industriais gerados na fábrica, 96% foram reciclados.

Além da estrutura da fábrica, a promoção de eventos e de programas socioambientais também foi destacada. Pensando no desenvolvimento e na conscientização ambiental, a Coca-Cola FEMSA Brasil ofereceu, nos últimos anos, o Programa Criar, Captar, Transformar, voltado para o fortalecimento de organizações sociais, e lançou, em 2016, o primeiro Edital de Chamada Pública “Novas Ideias para um Mundo Melhor”.

Também estão entre as iniciativas de destaque da empresa o projeto Minha Galera Faz Eco, que já atendeu cerca de 1,6 mil estudantes desde o seu lançamento, e o programa de visitas Fábrica da Felicidade. A Praça da Cidadania é outra das ações da Coca-Cola FEMSA Brasil, que oferece aos moradores acesso a informações e prestação de serviços gratuitos. O Coletivo Jovem, inaugurado no ano passado, também ganhou espaço no relatório, ao oferecer capacitação e desenvolvimento profissional a jovens de 16 a 25 anos.

O plantio de cerca de 400 mudas na região da fábrica e a realização de planos de ação direcionados a cooperativas por meio do Programa Reciclar pelo Brasil também mereceram ênfase no documento. O Comitê de Desenvolvimento Social, responsável por eventos e ações importantes —como a campanha educativa na Páscoa, a campanha do agasalho, a adoção de cartinhas enviadas ao Papai Noel e comemoração do Dia da Mulher—, também foi citado, assim como a tradicional Caravana de Natal, realizada desde 2013. O Caminhão Legado e o programa Abrindo Caminhos, ambos com viés educativo, também foram destacados no relatório.

“A preservação do meio ambiente e a promoção de uma sociedade mais inclusiva são valores importantes para a Coca-Cola FEMSA Brasil. Temos nos empenhado a cada ano para promover impactos positivos nas comunidades e o relatório apontou que estamos no caminho certo, apresentando bons resultados”, afirma a gerente de Comunicação Externa e Sustentabilidade da Coca-Cola FEMSA Brasil, Wanessa Scabora. Ela ressalta que o relatório é o início de um trabalho que pretende estabelecer uma rede de colaboradores em prol de transformações importantes para o futuro. “Pretendemos permanecer em atuação conjunta com a sociedade, ONGs e demais empresas para promover a sustentabilidade e o desenvolvimento da região onde a fábrica está localizada.”

O Relatório de Sustentabilidade 2017/2018 da fábrica de Itabirito está disponível em:

https://coca-colafemsa.social/wp-content/uploads/2019/02/coca-cola-femsa-relatorio-sustentabilidade-2018.pdf

Sobre a Coca-Cola FEMSA

Coca-Cola FEMSA, SAB de C.V é a maior engarrafadora do mundo em volume de vendas. A empresa produz e distribui bebidas das marcas registradas da The Coca-Cola Company, oferecendo um amplo portfólio de 154 marcas para mais de 290 milhões de consumidores a cada dia. Com mais de 80 mil funcionários, a empresa comercializa e vende cerca de 3,4 bilhões de caixas unitárias por meio de 2 milhões de pontos de venda por ano. Operando 48 fábricas e 292 centros de distribuição, a Coca-Cola FEMSA está comprometida com a criação de valor econômico, social e ambiental para todos os seus grupos de interesse em toda a cadeia de valor.

A companhia é membro do Índice de Sustentabilidade de Mercados Emergentes da Dow Jones, Índice de Sustentabilidade MILA Pacific Alliance da Dow Jones, FTSE4Good Emerging Index, dos índices IPC e de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Bolsa Mexicana de Valores, entre outros índices. Tem operações em determinados territórios no México, Brasil, Guatemala, Colômbia e Argentina e a nível nacional na Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Uruguai e Venezuela. Para mais informações, visite www.coca-colafemsa.com.

No Brasil, a empresa está presente como Coca-Cola FEMSA Brasil em 48% do território nacional, empregando cerca de 20 mil funcionários e atendendo mais de 88 milhões de consumidores, distribuídos nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em parte do estado de Goiás. No Brasil, são 10 fábricas, 44 centros de distribuição, 24 Cross Dockings e 21 Cross Trucks, sendo a unidade de Jundiaí (SP) a maior no mundo em volume de vendas em produtos Coca-Cola.