Instituição passa a fazer parte de um seleto grupo de escolas no mundo reconhecido por criar mudanças profundas no futuro da educação

O Colégio Santo Agostinho foi reconhecido pela Microsoft como Showcase School, um grupo seleto de escolas que exemplifica o melhor do ensino e da aprendizagem no mundo de hoje. As Escolas Microsoft Showcase fazem parte de uma comunidade global exclusiva, reconhecida e celebrada pela transformação educacional que inclui visão e inovação em ensino, aprendizado e avaliação, pensamento crítico e computacional, criatividade e colaboração, bem como disposição de promover uma mentalidade de crescimento entre educadores e alunos.

A Instituição já fazia parte do programa Microsoft School e com essa nova certificação firma a parceria com a empresa norte-americana para liderar a inovação educacional no Brasil e apoiar outras escolas no uso de tecnologia e na transformação de práticas educacionais. O Colégio Santo Agostinho é a primeira Showcase School do Estado de Minas Gerais. 

Segundo a gestora da área de Gestão de Estratégia e Tecnologia da Sociedade Inteligência e Coração (SIC), mantenedora das Unidades do Colégio Santo Agostinho, Carla Caneschi, ao receber a certificação, o Colégio passa a integrar um grupo seleto de escolas nacionais e internacionais que investem ainda mais em projetos que visam a transformação digital. “No Brasil, apenas 11 escolas, de um grupo de 120 no mundo, têm o selo da empresa norte-americana”, comenta Carla. 

Além de incorporar as tecnologias no processo de aprendizagem dos alunos, a capacitação dos professores é uma das prioridades. “O programa Conecte-se vêm preparando os embaixadores, nossos professores, para conduzir esse processo de capacitação e compartilhamento das melhores práticas de tecnologia dentro da Instituição”, comenta Márcio Horta, superintendente da SIC. A escola realiza constantemente um trabalho de formação continuada que acontece por meio ciclos de aprendizagem. Participam do programa Microsoft Innovative Educator (MIE) 77 professores do Santo Agostinho  e outros 41 selecionados, dentre mais de 8 mil educadores de diversos países, como especialistas em tecnologia, recebendo a certificação de Microsoft Innovative Educator Expert (MIEE).

“Os alunos estão cada vez mais informados e têm ao seu dispor uma multiplicidade de dispositivos que fazem com que estejam permanentemente conectados e tenham a informação disponível em suas mãos. Por isso, o processo pedagógico deve incorporar a tecnologia ao ensino”, afirma Hélio Vieira, analista pedagógico da Big Brain, parceiro da Microsoft e da SIC.

O professor Patrick Bonnereau enfatiza que o papel do docente no processo educacional moderno é ser  também um curador. “O foco da experiência do educador  é oferecer aquilo que a tecnologia e a informação não são capazes de fazer por si só. É orientar o estudante a usar mais e melhor as ferramentas para poder buscar seu próprio conhecimento.  É estar presente”, revela Patrick. 

Um dos exemplos é a utilização do Minecraft em sala de aula. Sophia, aluna do 6º ano, conta com empolgação sobre o trabalho que desenvolveu para a disciplina de Geografia, utilizando o jogo eletrônico na apresentação. “Quando o professor passou a proposta de falar sobre as camadas da Terra, eu não vi forma melhor de representá-las do que no Minecraft, porque é uma versão mais próxima da realidade do nosso planeta. Achei que seria interessante apresentar aos meus colegas e, além do mais, eu já jogo há um bom tempo”, relembra. 

Os pais também consideram as tecnologias essenciais para a formação multidisciplinar dos estudantes. A mãe de Sophia, Simone Lessa, acrescenta que as mudanças tecnológicas refletem nas escolas e “no desafio dos educadores em formar os alunos e em prepará-los para um mundo cada vez mais exigente”, onde a tecnologia ganha um lugar primordial. Ela acompanha de perto o desenvolvimento da filha e diz perceber que ela está mais entusiasmada desde que novas metodologias e ferramentas tecnológicas passaram a ser incorporadas no Colégio. “Ela está mais motivada a realizar as atividades propostas, uma vez que tem diversas possibilidades para produção”, destaca Simone, que também é professora do Colégio Santo Agostinho.

Microsoft Showcase Schools são escolas que fazem parte de uma comunidade global exclusiva, reconhecida pela transformação educacional com o uso da tecnologia.