O Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG) recebe nesta quinta-feira, 7 de fevereiro, a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho – Canpat Construção ciclo 2018/2019.

O evento acontecerá no Centro de Treinamento da entidade, das 8h00 às 12h30, e reunirá profissionais e autoridades que militam na área da segurança do trabalho, com vistas a atualizar e aprimorar conhecimento sobre a melhoria das condições e ambientes de trabalho na indústria da construção.

A prevenção de quedas por trabalho em altura será o fio condutor das discussões. Além dela, o choque e o soterramento são as três causas de acidentes fatais na construção civil. Especialistas irão abordar os riscos do trabalho em altura e a gestão da saúde e segurança no trabalho em seus vários aspectos.

O principal objetivo da Canpat é potencializar uma cultura preventiva perseverante, criativa, dinâmica, alicerçada no compromisso com a boa gestão da segurança – que envolve planejamento, planos de ações, análise de ocorrências, controle de inspeções e outras ferramentas eficientes para identificar, minimizar e evitar todo e qualquer risco de acidentes. A intenção é mostrar que as ações de prevenção não devem ser entendidas como custo e sim como investimento e que o foco em recursos e estratégias para manter os trabalhadores seguros é sempre uma prioridade.

De iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), a Canpat Construção tem como correalizadores além do Seconci-MG, o Serviço Social da Indústria (Sesi), o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) e a Fiscalização do Trabalho.