A agenda de 2019 do projeto Encontro Marcado com Fernando Sabino está definida. O projeto, que incentiva o contato com a cultura e a arte por meio das obras do escritor mineiro, vai chegar a escolas de cinco cidades: Ipaba, Açucena, Periquito e Naque, todas no Vale do Aço, além de Belo Horizonte. Em 2018, o projeto –patrocinado pela Cenibra e realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura– passou por outras sete cidades do Estado, como Catas Altas e São Gonçalo do Rio Abaixo.

O projeto, que será iniciado na primeira semana de fevereiro, é realizado em duas fases. Na primeira, os pedagogos e agentes culturais participam de um workshop para detalhamento das atividades. Durante cinco meses, as escolas desenvolvem pesquisas e trabalhos artísticos coordenados por professores.

Logo depois desta etapa, a mostra sobre a vida e a obra de Fernando Sabino é montada para expor as atividades artísticas produzidas pelos alunos em sala de aula. Os trabalhos são inspirados e adaptados da obra de Fernando Sabino. Em 10 anos, o projeto já esteve presente em cerca de 80 municípios, envolvendo mais de 800 mil alunos.

“Esta metodologia cria um grande envolvimento entre professores, pedagogos, alunos e familiares, além de mobilizar a comunidade. A ideia é disseminar a mensagem de incentivo à leitura, promover a interação em grupo, identificar vocações e reforçar a autoestima das crianças. Os alunos terão acesso a livros, crônicas, contos, filmes de ficção, curtas, longas metragem e documentários dirigidos por Sabino”, destaca Bernardo Sabino, filho do escritor e coordenador do projeto.

O projeto ainda vai doar coleções de livros e filmes para instituições públicas das cidades participantes e vai distribuir um exemplar de uma revista, com trechos da obra do escritor, para todo o aluno participante.

Veja as datas de início do projeto em cada cidade:

– Ipaba: 05/02

– Açucena: 06/02

– Periquito: 07/02

– Naque: 08/02

Sobre o projeto Encontro Marcado

O Projeto foi criado em 2005 com o objetivo de desenvolver eventos culturais em torno da memória do autor. Como desenvolvimento natural, a área de atuação do projeto foi ampliada, incorporando uma agenda de atividades pedagógicas e projetos de sustentabilidade em escolas da rede pública em São Paulo, Rio de Janeiro e principalmente em Minas Gerais. O projeto é patrocinado pela CENIBRA e realizado por meio de Lei Federal de Incentivo à Cultura.