Iniciativa do Grupo Patrimar, em parceria com o Seconci-MG, tem foco na melhoria da qualidade de vida no trabalho

A promoção de benefícios e ações de saúde e segurança contribuem para a melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores e devem fazer parte do diferencial de qualquer empresa. Atento a essa necessidade e importância, o Grupo Patrimar tem investido em ações para promover o bem-estar dos profissionais que atuam no setor da construção civil. A mais recente iniciativa do Grupo tem levado atendimentos odontológicos até o canteiro de obras.

Os colaboradores que trabalham na construção do edifício Saint Tropez, localizado no Belvedere, receberam atendimento odontológico em uma unidade móvel instalada no empreendimento da Patrimar. A ação, em parceria com o Seconci-MG, braço social do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), tem foco na melhoria da qualidade de vida no trabalho. A ideia da entidade surgiu para diminuir a distância entre o trabalhador e o consultório, democratizando o atendimento para que profissionais não precisem se deslocar até o Seconci.

Os trabalhadores foram atendidos de graça, no horário do expediente, de 8h às 11h. De acordo com o engenheiro de segurança do Grupo Patrimar, Darci Vieira, o atendimento exclusivo faz com que os funcionários se sintam prestigiados. “Sem a preocupação de ter que se deslocar até o consultório, nossos colaboradores têm mais incentivo para cuidar da saúde bucal”, pondera o engenheiro. Os atendimentos no Saint Tropez beneficiaram aproximadamente 40 funcionários, ou seja, grande parte do efetivo da obra, que conta com pouco mais de 50 funcionários.

As consultas foram realizadas ao longo de 20 dias, entre novembro e dezembro. Os colaboradores foram atendidos por um especialista e receberam orientações na área de saúde bucal. A unidade itinerante tem praticamente a mesma estrutura que os consultórios tradicionais oferecem, além de possibilitar a realização de procedimentos odontológicos básicos, como a limpeza para remoção de tártaro. Dados da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) apontam que 27 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista e, conforme ressalta Darci, a iniciativa da Patrimar ajuda a mudar esse quadro. “Estamos prevenindo futuros problemas, investindo na saúde dos nossos colaboradores”, destaca.

Qualquer empresa de construção civil associada ao Seconci-MG pode receber a unidade adaptada no canteiros de obra. O próximo empreendimento a receber o consultório móvel será o MedPlex, no bairro Santo Agostinho. Os demais canteiros da Patrimar também vão incorporar o consultório móvel na rotina dos trabalhadores. Até o próximo ano, segundo Darci, a construtora pretende levar atendimento odontológico a mais de 200 funcionários e colaboradores diretos e indiretos nos empreendimento do Grupo.