Feira “Benquisto”, com cerca de 40 expositores da capital mineira, será realizada, nos dias 8 e 9 de dezembro, com entrada gratuita, no Shopping Minascasa

“Bem-querer e aconchego. Uma expressão bastante mineira”. É dessa forma que uma das organizadoras da primeira iniciativa belo-horizontina destinada a produtos de decoração criativa define o nome dado à feira “Benquisto”. “Temos contato com vários pequenos produtores de Belo Horizonte e acompanhamos seus produtos incríveis, autorais e diferentes. Valorizamos muito esse tipo de decoração, que foge do convencional, e acreditamos que essas iniciativas precisam ser mostradas. Foi então que resolvemos promover um evento para esses empreendedores”, explica a empresária Larissa Fernandes. A iniciativa será realizada, nos dias 8 e 9 de dezembro, das 10h às 20h, no Shopping Minascasa.

Ao lado do designer Eduardo Mendes, responsável pelo blog @doedu.co, Larissa idealizou uma feira que focasse no segmento da decoração criativa, em expansão na capital mineira. “Há muitas feiras acontecendo em Belo Horizonte, mas, em geral, o escopo é bastante abrangente e os produtos de decoração ficam ao lado de artigos de vestuário e de alimentação, por exemplo. A ‘Benquisto’ é a primeira feira exclusivamente do nicho de decoração criativa realizada em BH”, explica. “O foco realmente é fazer com que pequenos produtores dos setores de decoração e de design sejam vistos.”

Para a realização da feira, Larissa Fernandes e Eduardo Mendes fizeram uma curadoria das empresas interessadas em expor na edição de estreia do evento. “Queríamos que os produtos expostos tivessem ao menos parte do processo feito a mão, que tivessem criatividade inserida e que fossem produtos autorais”, conta Larissa sobre os critérios aplicados na seleção. Durante os dois dias de feira, serão realizados sorteios de artigos expostos.

O resultado da triagem configurou uma feira diversa, com cerca de 40 expositores. “Temos visto atualmente um intenso movimento em direção a uma economia mais consciente e à valorização da produção local. Pensando nisso, os produtos que serão expostos na ‘Benquisto’ são, muitos deles, itens ressignificados e de extensa variedade. Teremos artigos de madeira, de tábua de reflorestamento, de bordado e de cerâmica, por exemplo”, adianta Larissa.

Outra preocupação do evento é com a inclusão. “Uma das marcas que estará presente é Costuras do Imaginário, cujos produtos com estampa em texto apresentam a tradução em braille. Parte dos lucros obtidos pelas vendas da marca é destinada a projetos que atendem deficientes visuais.”

A proposta de valorização das iniciativas locais no setor de design e da decoração foi aspecto fundamental no estabelecimento da parceria entre a feira “Benquisto” e o Shopping Minascasa. “Consideramos fundamental o apoio aos pequenos empresários da área. Há muito potencial nos artigos trazidos por esses profissionais e Belo Horizonte atualmente conta com efervescência de produções autorais e criativas”, afirma Kamila Pires, analista de Marketing do Shopping Minascasa.

Workshops gratuitos

Além das exposições, quem passar pela feira poderá assistir aos workshops gratuitos promovidos durante os dois dias de evento. No sábado, dia 8, às 11h, as atividades começarão com a Oficina de Guirlandas de Suculentas, ministrada pela paisagista Ana Maria Ferreira, com participação da influenciadora Day, responsável pelo perfil @casa_dos_fundos. A dupla falará sobre a tendência do uso das suculentas como alternativa de decoração natalina. Já ao meio-dia, Ana Maria e Day oferecerão a Oficina de Terrários, na qual vão abordar a manutenção dos minijardins de suculentas como composição do espaço a partir do uso de itens originais, como vasos de cerâmica, xícaras e caixas.

A atividade será seguida, ainda no sábado, pela palestra da blogueira e consultora de decoração Erika Medeiros, do perfil Inspira Casa. Durante sua apresentação, que começará às 16h, ela falará sobre “Como expressar o afeto e a sua história na decoração”. O propósito do workshop é incentivar o surgimento de novas conexões com a própria casa e promover o resgate de memórias afetivas, levando a história de cada um para a decoração.

A última aula do dia ficará por conta do designer Edu Mendes, que, às 17h30, oferecerá um workshop de DIY (Do It Yourself). Responsável pelo blog edu.co, Eduardo ensinará ao público o básico do processo de faça-você-mesmo, como pintura e montagem. Os participantes ainda levarão para casa um relógio de parede, customizado durante a oficina.

O ciclo de workshops será encerrado no domingo, com a oficina de Ana Cláudia Costa, às 15h. Autora do perfil “A Mesa Com a Nina” e proprietária da empresa Nina Costa Eventos, Ana Cláudia discorrerá sobre o tema “Receber bem – Festas de fim de ano descomplicadas e cheias de estilo”.

As inscrições nos workshops serão feitas no local do evento. As vagas são limitadas.

Leandro Caram na “Benquisto”

Reconhecido internacionalmente, o belo-horizontino Leandro Caram vai expor algumas de suas obras na feira “Benquisto”. O arquiteto e publicitário possui trabalhos que variam do pontilhismo até o abstrato e utiliza materiais como tintas, carvão e nanquim para criar um estilo figurativo e carregado de cores. Leandro já teve sua arte exposta em diversas galerias do Brasil e do exterior. Seu mais recente trabalho foi exibido na exposição ArtBrazil, na Flórida (EUA).

Minascasa funciona em horário normal durante feriado

O público que prestigiar a feira durante o feriado de Imaculada Conceição poderá, ainda, circular pelas lojas do Shopping Minascasa. No dia 8, todas as lojas estarão abertas normalmente, das 10h às 22h. Já a Vert Pizzaria funcionará das 12h às 23h, enquanto a padaria Roma estará aberta das 7h às 22h. A academia de ginástica manterá o funcionamento das 9h a 14h.

Sobre o Shopping Minascasa

O Shopping Minascasa, inaugurado em 1994, foi o primeiro shopping temático criado em Belo Horizonte no mercado de móveis, decoração e design. Considerado referência no setor moveleiro em Minas Gerais, possui um mix de lojas diversificado e conta com os principais varejistas de decoração do Estado. O mall se transformou em um verdadeiro complexo depois de receber em suas dependências o hotel Ramada Encore Minascasa, academia de ginástica e o Condomínio Residencial Jardins.

Endereço: avenida Cristiano Machado, 3411 – Ipiranga – Belo Horizonte (MG)

Telefone: (31) 3449-6000

Site: www.shoppingminascasa.com.br/

Redes sociais: facebook.com/minascasa

instagram.com/minascasashopping

Horário de funcionamento: de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h