Parceria entre os sindicatos patronais SetraBH e Sintram com a Universidade Fumec qualifica profissionais a atuarem na gestão do transporte coletivo de passageiros; solenidade para os formandos ocorreu no dia 21 de novembro

Quem vê a frota de ônibus diariamente nas ruas da cidade não imagina que, por trás disso, existe muito trabalho de logística de pessoal e de veículos. As exigências da atualidade demandam que essa expertise seja realizada por profissionais cada vez mais qualificados. Nesse sentido, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte – SetraBH em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano – Sintram realizou na sede da entidade, na noite da última quarta-feira, dia 21 de novembro, solenidade para homenagear os 43 formandos do Curso Superior de Tecnologia em Transporte Terrestre ministrado pela Universidade Fumec. Iniciado em fevereiro de 2017, a formação é inédita no Estado de Minas Gerais. A solenidade contou com a presença de representantes do SetraBH, Sintram, Fumec e Bhtrans.

A diretora de Comunicação e Marketing do SetraBH, Miriam Cançado de Andrade — que na ocasião representou o presidente da entidade, Joel Jorge Guedes Paschoalin — afirmou que a missão da entidade vai além de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos por meio do Transporte Coletivo Urbano. “Somos comprometidos com o transporte mensal de mais de 31 milhões de pessoas, em 670 mil viagens, rodando 14 milhões de quilômetros, gerando 16 mil empregos diretos”, destacou. Defendeu que cabe aos formandos a responsabilidade de serem agentes transformadores e levarem à prática todo o conhecimento apreendido. “Os alunos deverão fazer com que este curso seja duradouro, motivando o avanço técnico e tecnológico no gerenciamento do sistema de transporte coletivo de passageiros da capital e região metropolitana”, assinalou.

Na mesma linha, a diretora de Comunicação e Marketing do Sintram, Valéria Reis Couto, representando o presidente da entidade, Rubens Lessa de Carvalho, enxerga que o setor de transporte carece de cursos profissionalizantes. Ela acrescenta que a primeira turma a se formar na Fumec significa um avanço da qualidade na prestação do serviço. “ Vemos este avanço em tudo o que envolve o transportar: dos equipamentos ônibus às tecnologias aí embutidas, além do mais importante, a capacitação humana”, destacou, elencando as novas aptidões destes profissionais.

Segundo Márcio Massaud, vice-presidente do SetraBH, “o setor de transporte da capital mineira reconhece o esforço, dedicação e competência dos professores e alunos da primeira turma do curso superior de Tecnologia em Transporte Terrestre.” Na sua avaliação, este é um processo que visa a melhoria do sistema de transporte coletivo oferecido à população de Belo Horizonte e região metropolitana.

O professor Marco Túlio de Freitas, Diretor Geral da Fumec, afirmou que a instituição de ensino se ajustou “às justas exigências de um demandante que sabe perfeitamente bem o que quer” e considerou exitosa a parceria para a formação da graduação tecnológica.

Segundo Carlos Barreto, coordenador de curso da Universidade Fumec, a instituição de ensino conseguiu trazer os especialistas que mais entendem do assunto em Minas e no Brasil para serem os professores. “A função da Universidade é também levar o conhecimento para dentro das empresas e adaptar os conceitos que hoje existem, em várias áreas da administração, para este segmento específico”, observou. “O setor de transporte é muito especifico, com tecnologias e processos próprios; e no mercado existe uma grande demanda por este profissional”, afirmou. Sobre os novos profissionais, em referência aos formandos, Barreto disse acreditar que eles darão “um upgrade, em termos de qualidade, em prestação de serviços ao usuário do transporte”, concluiu.

“O segmento de transporte coletivo tem investido constantemente em qualificação e capacitação dos seus colaboradores. As tecnologias estão mudando e as ferramentas gerenciais também.” afirmou Eliane Zanforlin, consultora de recursos humanos do SetraBH. “Durante o andamento do curso, vimos vários alunos serem promovidos nas empresas em que trabalham. O perfil dos alunos para esta turma foi formado a partir de pessoas selecionadas e indicadas pelas empresas, e que já exerciam função de liderança”, concluiu.

A via da superação: formandos comentam a conquista

O sonho de Luís Antônio, de 61 anos, era ver o filho Paulo Henrique, de 34, formado e graduado. “Era tudo o que eu esperava, era o meu sonho. Nem estou acreditando que isso está sendo realizado. Para nossa família é só alegria, a formação dele significa prosperidade”, contou. Ambos trabalham no setor de transporte. Luís, na Eldorado Transporte, há 11 anos e Paulo, na Viação Globo, há seis.

Casado, pai de duas meninas, morador da região de Venda Nova, Paulo Henrique fala que era uma luta diária enfrentar a sala de aula após trabalhar das 8h às 18h. “A superação é maior e a força de vontade, também”, descreveu em palavras de motivação contra as adversidades encaradas, sendo uma delas, estudar à noite e acordar às 5h. “O curso de Transporte foi muito proveitoso. Quando apareceu essa oportunidade, eu me empenhei ao máximo. E graças a Deus estou aqui hoje realizando tanto o meu sonho quanto o do meu pai. Ele é uma grande inspiração para mim, bem como minhas duas filhas. Eu quero mostrar a elas que é possível chegar lá e, quando crescerem, se formarem também”, disse Paulo Henrique.

Há sete anos trabalhando na Viação Getúlio Vargas, Flávia Cristina da Silva Paulo, de 45 anos, entrou no departamento pessoal e foi alçando voos em outras áreas. Ela tinha o sonho de fazer sua primeira graduação. “Quando surgiu a possibilidade de fazer o curso de Transporte Terrestre, eu abracei essa oportunidade”, disse ela, que atualmente atua na gerência do tráfego da empresa. Sobre as expectativas com a nova formação disse: “Pretendo melhorar cada dia mais com tudo aquilo que aprendemos em sala de aula, com os dados e conhecimentos que recebemos e ajudar também a empresa a crescer”, concluiu.

CARREIRA. “Desistir é muito fácil, mas não te leva muito longe”, afirmou Edina Bonsucesso, durante a palestra “Carreira: patrimônio pessoal”, que ocorreu na solenidade. Conforme pontuou a consultora organizacional, mudanças continuarão aceleradas no mercado de trabalho, pois as empresas mudarão constantemente. Ela acrescenta que, para isso, é preciso ter novas posturas e novas competências. “O otimismo não é suficiente. É preciso trilhar alguns caminhos. A atualização é uma atitude e todo profissional tem que ter isso”, expôs, logo após parabenizar os profissionais recém-formados que enfrentaram o desafio de fazer uma graduação já na fase adulta.