Exposição gratuita tem início no dia 30 de novembro; ao todo, serão dispostos, nas dependências do shopping, seis ambientes temáticos

No dia 30 de novembro, às 20h, será inaugurada, no Shopping Minascasa, a mostra “Natal Versátil”, uma parceria do centro de compras com a Universidade Fumec. A iniciativa manterá exposta, até o dia 6 de janeiro, ao longo do espaço do shopping, seis diferentes alternativas de decoração natalina, projetadas por estudantes do sétimo período do curso de Design de Interiores da instituição.

Montados a partir de itens de decoração das próprias lojas do Shopping Minascasa, os espaços têm a proposta de refletir diferentes formas de celebração do Natal. Os temas —como Natal tradicional ou celebrado no exterior— foram definidos pelos estudantes. “Os ambientes que estarão expostos não são necessariamente cômodos da casa e, sim, indícios do perfil que os alunos desejam transmitir”, conta a coordenadora da mostra e professora do curso de Design de Interiores da Fumec, Rosângela Brandão Mesquita.

Todos os móveis e itens de decoração utilizados na mostra estarão à venda em suas perspectivas lojas. “Junto a cada ambiente decorado haverá uma ficha técnica indicando os estudantes responsáveis pela composição, o conceito da decoração e as lojas de origem de cada um”, adianta Rosângela. “É uma forma de fazer uma decoração interna interessante e também inspirar as pessoas para o fim de ano”, conclui.

A analista de Marketing do Shopping Minascasa, Kamila Pires, concorda e acredita que a parceria com a Universidade Fumec contribuirá com a experiência do público que circular pelos espaços da mostra. “Com a aproximação das festividades de final de ano, muitos clientes procuram por novos móveis e itens de decoração para renovar seus ambientes. Acredito que nada melhor do que o olhar dos jovens profissionais para oferecer alternativas modernas e atuais de decoração.”

Ambientes planejados

“Varanda” é o nome do ambiente planejado pelos alunos Mikaela Andrade, Rafaela Cordeiro e Vítor Lopes. A proposta do grupo é elaborar um espaço agradável e prazeroso que atenda, de forma descontraída, a uma pessoa jovem que mora longe da família e que decida promover uma comemoração entre amigos na varanda de seu apartamento.

Já os estudantes Gabriel Vieira, Karina Haldrea e Stanley Pereira desenvolveram sua decoração a partir do tema “Rooftop – Casais de amigos”. Nesse ambiente confortável e versátil, agraciado pela visão panorâmica da cidade, a ceia tradicional é substituída por um jantar informal e descontraído.

A saudade de casa foi o mote para o ambiente “Quarto da intercambista”, desenvolvido por Cecília Oliveira, Gabrielle Araújo, Larissa Sousa e Pedro Morais. Priorizando as boas experiências, a presença do lar e as relações, o quarto foi criado como um local para o cliente relaxar, estudar e receber seus amigos durante essa data especial.

“Jardim de Estar” foi o ambiente pensado pelas estudantes Carolina Molica, Flora Pires e Ludmila Brandão. O ambiente arborizado forma um espaço aconchegante, original e criativo, que encanta e transmite paz e serenidade, associada às ideias de descontração e conexão.

Lucas Siqueira, Luiza Novais, Rafael Protzner e Rafael Eduardo decidiram se inspirar em suas próprias experiências e desenvolveram o Natal em um “Ateliê do Artista”. A proposta dos estudantes é apresentar a releitura feita pelos artistas a respeito das festividades natalinas.

Como não poderia deixar de ter, a mostra conta também com “O Tradicional Natal”. Desenhado por Catarina Pires, Daniel Araújo, Giovana Elisa e Luiz Lessa, a sala de estar integrada com sala de jantar foi pensada para atender um casal com dois filhos, acompanhados de dois avós.

Serviço

Mostra “Natal Versátil”

Quando? De 30 de novembro a 6 de janeiro

Onde? Corredores do Shopping Minascasa

Entrada gratuita