“O PIB pode crescer até 3% em 2019”, afirma Hilgo Gonçalves, presidente da ACREFI (Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento). A entidade programou, na quarta-feira (28/11), seu Road Show gratuito em Belo Horizonte, no Bourbon Belo Horizonte Business Hotel (Av. Afonso Pena, 3761).

O evento contará com as presenças de Hilgo Gonçalves, presidente da ACREFI, Luis Gustavo Mansur, chefe do departamento de Promoção da Cidadania Financeira do Banco Central do Brasil (BC), André Massaro, Professor da B3 Educação, Marcelo Pereira, da CIP- Câmara Interbancária de Pagamentos, Mauro Melo, CEO Credilink e do diretor superintendente da entidade, Antonio Augusto de Almeida Leite (Pancho).

A nova edição da pesquisa divulgada pela entidade – Perspectivas 2018: ‘Expectativa dos Brasileiros com o Cenário Politico & Social”, realizada pela parceria ACREFI/ Kantar TNS nos dias logo após o resultado das eleições, constatou que o otimismo dos brasileiros cresceu consideravelmente e atingiu 60% pela primeira vez desde 2015.

O presidente da ACREFI, Hilgo Gonçalves, alerta que o momento do nosso país requer protagonismo e união em prol do crescimento. “Precisamos ‘dar um passo à frente’. O Crédito com Recursos Livres para Pessoa Física, que já acumula expansão de 4,7% no primeiro semestre, deve alcançar 7% em 2018. Para o próximo ano (2.019), projetamos de 9 a 12%”, destacou.

Para Hilgo, um ponto de destaque é o programa de Cidadania Financeira liderado pelo Banco Central. “Os consumidores têm buscado crédito de forma mais consciente contribuindo, dessa forma, para uma redução do endividamento das famílias e estabilidade da inadimplência. Isso impacta em maior oferta do crédito pelas instituições financeiras, dentro de um contexto de maior responsabilidade e educação ao consumo”, afirma.  Segundo ele, a pesquisa mostrou ainda outro ponto relevante: “Quando questionados sobre ‘Crescimento do País e Taxa de Juros’, o sentimento de otimismo também acompanhou o levantamento: 66% acreditam no crescimento do País; 52% na redução da taxa de juros”, ilustrou.

Hilgo compartilha dessa visão e prevê crescimento do PIB-2018 já na ordem de 1,4%. “Temos um cenário de juros que deve ficar em torno de 6,5% e a inflação abaixo do teto da meta, em 4,4% (meta é de 4,5%). Acreditamos na parte cheia do copo” e, por isso, projetamos um PIB na ordem de 2,5 a 3% para 2019”, ressalta o presidente, relembrando que: “no longo prazo, acreditamos que a aprovação do Cadastro Positivo, incluída na Agenda BC+ do Banco Central, poderá aumentar consideravelmente a oferta de crédito no mercado. No Chile, onde o Cadastro Positivo foi adotado há anos, o volume de crédito equivale a 100% do PIB. No Brasil, a fatia é de 46% demonstrando que tem potencial para avançar e que, se utilizado de forma consciente, irá  favorecer o crescimento sólido do Brasil”.

Acrefi

A ACREFI – Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento foi fundada em 1958 com o objetivo de congregar as empresas do setor, defender seus legítimos interesses, fortalecer as relações entre os associados e promover o desenvolvimento de suas atividades. Em todo esse período, a instituição se manteve fiel aos seus objetivos, procurando adaptá-los às constantes mudanças ocorridas no quadro econômico em geral e nas atividades de financiamentos contribuindo, assim, com o crescimento do País.