MM Gerdau terá dia dedicado à literatura e brincadeiras infantis  

Neste sábado (24), o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, localizado na Praça da Liberdade, faz um convite à imaginação, em parceria com a editora Crivinho e a Aldeia Jabuticaba, na última edição do ano do projeto “Uma tarde no Museu”.

A programação começa às 10h, com o lançamento do livro “A fada que bordava na seda” da escritora Beth Timponi. A publicação faz um convite à vida, com sensibilidade, ao contar a história de uma fadinha de olhar atento que, por bordar na seda, vê detalhes de tudo e coloca em ação um plano engenhoso e delicado de trazer sua vizinha de volta a vida.

A autora é psicanalista e fez sua estreia na literatura infantil com o título “O sabiá e a menina”, também pela editora Crivinho.

Para fechar o dia, das 14h às 18h, a temática pré-histórica irá invadir o Museu. Dinossauros, fósseis, cavernas e pinturas invadem o espaço na última edição do ano do projeto “Uma tarde no Museu”, com uma ambientação especial, oficina de Yoga e muita música e brincadeiras para animar os pequenos.

Agenda:

10h – Lançamento livro “A fada que bordava na seda”

14h às 16h30 – Instalação “Do passado remoto”: Ambientação remetendo a cavernas e florestas, com pinturas rupestres, fósseis a serem encontrados pelas crianças, pegadas de dinossauros e outras espécies, e artefatos pré-históricos.

 14h30 às 15h30 – Oficina “Yoga para pequeninos” – o primeiro horário é destinado a bebês de colo e o segundo horário para bebês andantes (até 36 meses). Todos devem estar acompanhados por um responsável, que fará a atividade em conjunto com o bebê. Inscrições no local, por ordem de chegada. Vagas limitadas.

16h30 – Apresentação Coletivo Aldeia: A equipe de oficineiros da Aldeia preparou uma apresentação cênica especial para esta última edição de 2018, incluindo diversas linguagens artísticas – música, dança, teatro, circo e, claro, muita brincadeira!

Conheça o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, integrante do Circuito Liberdade desde 2010, é um museu de ciência e tecnologia que apresenta de forma lúdica e interativa a história da mineração e da metalurgia. Em 18 áreas expositivas, estão 44 atrações que apresentam, por meio de personagens históricos e fictícios, os minérios, os minerais e a diversidade do universo da Geociências. O Prédio Rosa da Praça da Liberdade, onde funciona o espaço cultural, foi inaugurado em 1897, juntamente com Belo Horizonte. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), o edifício passou por meticuloso trabalho de restauro, que constatou que a decoração interna seguiu o gosto afrancesado da época, com vocabulário neoclássico e art nouveau.  O projeto arquitetônico para a nova finalidade do Prédio Rosa, que já foi Secretaria do Interior e da Educação, foi feito por Paulo Mendes da Rocha e a museografia, que usa a tecnologia como aliada da memória e da experiência, é de Marcello Dantas. O Museu funciona de terça a domingo, das 12 às 18h, e na quinta, das 12 às 22h, e apresenta uma programação para todas as idades. Entrada franca.

Serviço:

MM Gerdau

Data: 24/11 – 10h às 18h

Endereço: Praça da Liberdade, s/nº, Prédio Rosa – Belo Horizonte

Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço.