Exposição de automóveis e programação natalina são alguns dos eventos que reiteram posicionamento do Minas Shopping em relação a inclusão e acessibilidade

Apontado por pessoas com deficiência como o shopping center mais acessível de Belo Horizonte, o Minas Shopping promove, nos últimos meses do ano, uma programação diversificada voltada para pessoas que necessitam de atendimento especial ou que apresentam mobilidade reduzida. Serviços, como disponibilização de cadeiras motorizadas e elevadores acessíveis, também são permanentemente oferecidos.

Um dos eventos que se destaca, nesse sentido, é o Mobility & Show 2018 – Exposição de automóveis, veículos e adaptações, equipamentos e serviços para pessoas com deficiência e familiares, idosos e pessoas com mobilidade reduzida e sequelas motoras. Inédita em Minas Gerais, a feira gratuita estará no Minas Shopping entre os dias 23 e 25 de novembro e reunirá diversas novidades tecnológicas para o público com deficiência, como o simulador 5D —óculos que leem textos para pessoas com deficiência visual ou com baixa visão e que reconhecem rostos. Durante o evento, haverá ainda a isenção de impostos para compra de carros 0km.

“Reunimos as mais modernas tecnologias disponíveis para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e dos seus familiares. Essa preocupação está presente em lançamentos que contribuem para a mobilidade e inclusão de mais de 46 milhões de cidadãos brasileiros com algum tipo de deficiência. Sem dizer que essas pessoas também têm isenção de impostos para compra de automóveis 0km e, muitas vezes, desconhecem a legislação e os seus direitos. A função do evento é justamente informar e empoderar as pessoas com deficiência e todos que tem esse direito”, explica Rodrigo Rosso, idealizador e realizador da Mobility & Show 2018.

A decoração natalina do Minas Shopping também se sobressai pelo pioneirismo. Entre os diversos brinquedos disponíveis no entorno da gigante “Árvore Encantada”, instalada na Praça de Eventos, há um balanço acessível para cadeirantes, exclusivo em Belo Horizonte. “O Minas Shopping é reconhecido como o empreendimento mais acessível. Essa é mais uma forma de interagir o público, promover a acessibilidade e possibilitar que o encanto do Natal chegue a todas as pessoas”, declara Fábio Freitas, gerente geral do Minas Shopping.

O posicionamento do Minas Shopping em relação a acessibilidade e a inclusão de seus espaços, no entanto, não se limita a eventos pontuais. Ao longo do ano, estão gratuitamente à disposição do público com deficiência ou mobilidade reduzida cadeiras motorizadas e cadeiras de rodas comuns. Além disso, os elevadores e toda a estrutura do Minas Shopping são acessíveis a PCDs.

Outra ação que se destaca na questão da acessibilidade é a “Multa Moral”. O objetivo é conscientizar o público e disseminar a gentileza urbana entre as pessoas a partir da advertência simbólica àqueles que não respeitarem as vagas de estacionamento exclusivas para deficientes físicos e idosos. São afixados adesivos de conscientização nos para-brisas dos carros que não estiverem adequadamente identificados com o cartão ou o selo emitido pela prefeitura da cidade na qual a pessoa reside. O objetivo é conscientizar nossos clientes de que é importante respeitar as vagas exclusivas para deficientes e idosos. Por meio de uma advertência sem valores financeiros, também estamos disseminando a gentileza urbana e o respeito ao próximo”, afirma Freitas.