Ação criada pelas Entidades SETRABH e SINTRAM, veicula curiosidades e dados sobre os ônibus, mobilidade urbana, sustentabilidade entre outros temas

Em novembro, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH), juntamente com o SINTRAM, começam a veicular a campanha de comunicação “Você Sabia?”, em Belo Horizonte e Região Metropolitana (RMBH), com o intuito de mostrar para a população curiosidades, dados e informações sobre o transporte coletivo. A ideia é conscientizar a população sobre a importância do ônibus para a sociedade e para a mobilidade urbana.

Segundo Roberto Sganzerla, Especialista em Marketing em Transportes e Assessor de Comunicação & Marketing das Entidades, além de mostrar algumas curiosidades e informações do dia a dia do transporte público, buscaram, especialmente, expor a valorização desse modal como uma importante mola de propulsão tanto da economia quanto da mobilidade. “A intenção também é mostrar o quanto o transporte público pode ser eficiente e ecológico, com base em dados técnicos que o SetraBH e Sintram possuem, sobre qualidade na prestação de serviço, de seus profissionais, toda a estrutura que envolve o sistema, entre outros”, comenta.

Questões importantes são abordadas nas peças desenvolvidas para a ação. “Destacamos os pontos positivos do Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus de Belo Horizonte, mesclando com alguns dados nacionais de visão da sociedade sobre o sistema em todo o país, com curiosidades de interesse da população e dados técnicos da cidade”, destaca Sganzerla.

O treinamento oferecido aos operadores do Sistema e a manutenção preventiva realizada nos ônibus são temas abordados com o objetivo de mostrar aos passageiros que existe um cuidado para que as viagens tenham toda a segurança possível. Todos os ônibus coletivos que circulam pela capital e região metropolitana, passam por revisões periódicas, limpeza e higienização diárias, e as empresas que operam o sistema cumprem rigorosamente os cronogramas de vistorias programadas pelos órgãos gestores.

Curiosidades como, quando e onde o primeiro ônibus surgiu, quantas viagens são realizadas por dia e por mês no transporte coletivo, quantos quilômetros a frota roda por dia, quantos empregos são gerados foram os temas selecionados para estampar algumas das peças produzidas para a ação. Além disso, a questão da mobilidade urbana também foi tratada na campanha: pesquisas mostram que as pessoas dão mais valor para a mobilidade que ao próprio carro. As peças também mostram que, deixando o automóvel em casa, além de economizar, a pessoa contribui para a mobilidade urbana e para o meio ambiente, pois os ônibus transportam 70% dos passageiros ocupando apenas 25% do espaço nas ruas.

O transporte coletivo desempenha importante papel como meio de deslocamento, uma vez que possibilita a diminuição do número de veículos no trânsito, evita os longos congestionamentos e, principalmente, reduz o número de acidentes e vítimas. Tudo isso faz parte do desenvolvimento socioeconômico de uma cidade: quanto maiores forem a fluidez e a segurança, maior será a satisfação social da população.

A sustentabilidade também é um ponto alto da campanha. Os ônibus urbanos são responsáveis por apenas 3% da emissão de CO2, e a frota de Belo Horizonte e RMBH utiliza o diesel S10, que é um combustível muito menos poluente. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), as empresas operadoras do sistema de transporte coletivo urbano por ônibus da Capital e Região Metropolitana de Minas Gerais, estão entre as que oferecem “empregos verdes”, responsáveis por reduzir o impacto ambiental e contribuir para a preservação ou restauração da qualidade ambiental.

Motoristas e demais operadores do sistema de transporte coletivo de passageiros com itinerário fixo municipal e na região metropolitana fazem parte dessa categoria. Isso porque um ônibus convencional, ao transportar de 70 a 80 passageiros, substitui 50 automóveis ou 70 motocicletas nas vias públicas. Veículos e garagens respeitam as normas e leis ambientais que regulamentam a atividade de transporte coletivo de passageiros, cumprem as determinações legais sobre a emissão de poluentes, a reutilização da água, o aproveitamento da água da chuva e o descarte adequado de rejeitos e resíduos potencialmente poluentes ou não.

“Para o SetraBH, a campanha de comunicação é uma excelente alternativa para conscientizar a população sobre a importância da utilização do transporte coletivo em Belo Horizonte, contribuindo com a mobilidade urbana e também com a solução sustentável dos problemas de poluição que tanto afligem as capitais e os municípios com mais de 500 mil habitantes. Além disso, a ação oferece diversas informações e curiosidades sobre os sistemas de transporte coletivo de Belo Horizonte e Região Metropolitana”, conclui Miriam Cançado, diretora de comunicação e marketing do SetraBH.