A palestrante Maria Helena Neves é professora em importante universidades e desenvolve trabalhos que envolvem a história e o funcionalismo gramatical

Com o tema Lições de gramática pelo texto,  Maria Helena de Moura Neves estará à frente da conferência que ocorrerá no dia 21 de novembro, às 18h, no auditório 1007 da Faculdade de Letras (Fale). O evento foi organizado pelo Colegiado de Graduação,  em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PosLin).

Conhecida como uma das mais respeitadas linguistas brasileiras, Maria Helena Neves atua como professora na Universidade Presbiteriana Mackenzie e na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).  

Doutora em Letras Clássicas (Grego) pela Universidade de São Paulo, desenvolve, também, trabalhos sobre gramática de usos do português, texto e gramática, história da gramática, descrição da língua portuguesa e funcionalismo.

Além de atuar na área da pesquisa acadêmica, a linguista lançou livros como A Gramática do Português Revelada em Textos (2018), Guia de uso do português: Confrontando regras e usos (2003) e Que Gramática Estudar na Escola? – Norma e Uso na Língua Portuguesa (2003).

Para emissão de certificados e inscrição gratuita, é necessário acessar http://www.letras.ufmg.br/eventoscolgra/.