Promovida pela NTU, campanha sobre saúde do homem chega aos ônibus: mais de 400 empresas de transporte coletivo urbano do Brasil já aderiram ao movimento

Em continuidade às ações do setor de transporte público que estão levando temas sociais relevantes para dentro dos ônibus urbanos, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) apoia uma campanha de conscientização voltada para os passageiros e trabalhadores do Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus: a tradicional campanha do “Novembro Azul”.

Este ano, a campanha será reforçada pela parceria entre a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). Lançada no início deste mês, a nova campanha publicitária tem caráter nacional e com abordagem mais ampla.

Assim como na campanha “Outubro Rosa”, realizada no mês passado com foco na saúde da mulher, a ação do “Novembro Azul” tem caráter nacional e amplia a tradicional abordagem de prevenção do câncer de próstata, abordando várias dimensões importantes da saúde e bem-estar masculinos: a saúde física e mental, a vacinação de homens jovens e adultos, cuidados a serem adotados para prevenir vários tipos de câncer e doenças cardíacas, entre outros. Desta forma o SetraBH amplia a divulgação da campanha em Belo Horizonte, pois entende que é necessário fazer chegar aos homens essa mensagem de prevenção e cuidado com a saúde.

A campanha também incentiva os homens a acompanharem suas parceiras grávidas nos exames de pré-natal, fortalecendo os laços familiares. As peças publicitárias podem ser vistas em ônibus de todas as regiões do país.


Saúde do homem em números

De acordo com dados da OPAS/OMS, o câncer é uma das principais causas de morte no mundo, responsável por cerca de 9,6 milhões de óbitos só neste ano. Entre os mais comuns, o câncer de próstata responde atualmente por 1,28 milhão de casos. Mas são as doenças cardiovasculares a principal causa de mortes no mundo. Estima-se que 17,7 milhões de pessoas morreram por doenças cardiovasculares em 2015, representando 31% de todas as mortes em nível global. Com relação às condições de saúde mental, o organismo internacional revela que essa dimensão é responsável por 16% da carga global de doenças e lesões em pessoas com idade entre 10 e 19 anos.

A OPAS/OMS também destaca que a vacinação previne doenças, deficiências e mortes por uma série de enfermidades, como sarampo, febre amarela, difteria, hepatite B, caxumba, coqueluche, pneumonia, poliomielite, diarreia por rotavírus, rubéola e tétano. Por isso, a campanha ressalta a importância de se manter as vacinas em dia.