Projeto Comprador Internacional, durante a Superminas, promove integração entre empresas mineiras e estrangeiras

A 32ª edição da Superminas, que está sendo realizada entre os dias 16 e 18 de outubro, no Expominas, em Belo Horizonte, conta com a participação de oito compradores internacionais que vieram em busca de negócios em mais uma temporada do evento. O grupo é composto por representantes da Bolívia, Argentina, Espanha, Guatemala, Peru, República Dominicana e Uruguai.  A expectativa é realizar encontros de negócios com cerca de 25 empresas brasileiras dos setores de alimentos, bebidas e cosméticos.

O fomento ao comércio internacional é realizado há 11 edições da Superminas e já trouxe 93 compradores estrangeiros ao evento. O vice-presidente da FIEMG e presidente da Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (ABIP) e do Sindicato e Associação Mineira da Indústria da Panificação (Amipão), José Batista de Oliveira, ressaltou a importância das ações internacionais durante o evento. “É imprescindível para a indústria mineira esse abertura para novos negócios. Um megaevento como a Superminas propicia oportunidades especiais para o fomento de novos mercados da indústria mineira em outros países,” pontuou.

Já o presidente do Conselho de Política e Mercado Internacional da FIEMG, Fabiano Nogueira, enfatizou a importância dos setores de alimentos e bebidas para a economia mineira. “São setores que representam 19% do valor agregado gerado em Minas Gerais, além de outros 28% do valor exportado pelo estado”. O representante da AMIS, Giovani Peres, destacou a relevância da integração entre o setor industrial e supermercadista. “Quanto mais próximos estivermos, melhor para os nossos clientes e fornecedores. Além disso, é muito importante para o setor supermercadista mineiro estar perto da indústria mineira, que a cada ano vem despontando ainda mais internacionalmente”, comentou.

Superminas

A Superminas é considerada um dos maiores eventos dos setores supermercadista e da panificação do país. Realizado pela Associação Mineira de Supermercados e pelo Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação – Amipão, com correalização do Sistema FIEMG, o evento tem expectativas de gerar R$ 1,85 bilhão em negócios diretos, sem contar os acordos e parcerias que serão firmados a partir dos contatos realizados durante a feira.  Ao longo dos três dias da Superminas, 54 mil pessoas devem passar pelo Expominas, em Belo Horizonte, e conhecer as principais novidades e tendências dos setores supermercadista e de panificação, distribuídas entre os 480 estandes instalados na feira.