O ano de 2018 marca o aniversário de 50 anos de fundação da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG. No dia 26 de novembro, em 1968, a Fale desmembrou-se da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFI), que antes abrigava o curso de Letras criado no ano de 1939, por intelectuais mineiros, em sua maioria vinculados ao Colégio Marconi.

Em fevereiro de 1969, Ângela Vaz Leão, foi nomeada a primeira diretora, e agraciada, posteriormente, com o título de Professora Emérita desta Faculdade, em 1990. Durante suas décadas de existência, o curso de Letras funcionou em diversos endereços para, somente em 1983, fixar localização em sede própria, no Campus da Pampulha.

Atualmente, a Fale oferece, nos turnos da manhã e da noite, diversas habilitações em Licenciatura e Bacharelado. Os programas de pós-graducação contemplam as áreas da Linguística (Programa de Pós-Graduação em Linguística – Poslin) e da Literatura (Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários – Pós-Lit). Em 2013, foi criado o ProfLetras (Programa de Mestrado Profissional em Letras).

Foi também no ano de 2013 que a Faculdade alcançou o patamar de 8 mil alunos formados desde sua criação em 1941, quando se iniciavam os cursos de Letras Clássicas e de Letras Neolatinas.

Solenidade de abertura

No dia 16 de outubro, terça-feira, ocorrerá uma cerimônia de abertura das atividades comemorativas. Nesse mesmo evento, serão homeageadas grandes nomes que contribuíram para a construção da história da Fale, dentre os quais estarão ex-diretores, representantes das câmaras e de todos os setores da Faculdade e servidores recém-aposentados. A solenidade inicia-se às 19h no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD2).

Além das homenagens citadas, será exibido um vídeo comemorativo, produzido pelo Setor de Comunicação da Fale, durante o qual falaram o professor Jacyntho Lins Brandão e a professora Ângela Vaz Leão. O evento também será composto pela apresentação do Grupo de Contação de História, cujo coordenador é Marcos Alexandre, e que relatará a história da Fale desde a sua fundação.

As atividades comemorativos se extenderão até março de 2019.

Selo comemorativo

Para as comemorações foi criado, pela artista gráfica Tâmara Martins, um selo comemorativo em 2018, com a proposta de fazer alusão à flor de lis, símbolo que surgiu com Luís XVII, na França, sendo adotada nas Cruzadas, simbolizando a fé, a sabedoria e o valor. No curso de Letras, ela simboliza a articulação entre três grandes áreas: a linguística, a literatura e a gramática, representadas pelas pétala da flor.