Iniciativa acelera encaminhamentos da Secretaria Municipal de Saúde, adianta procedimentos cirúrgicos e beneficia mais de 40 pacientes que aguardam na fila do SUS

Para quem está com a qualidade de vida comprometida, a espera por um procedimento cirúrgico parece uma eternidade. Quando a demanda é superior a capacidade de atendimento, como no Sistema Único de Saúde, o tempo parece não passar. Com o objetivo de agilizar a fila de pacientes do SUS que aguardam por cirurgias, o Hospital da Baleia mobiliza as equipes de ginecologia, urologia e pediatria – suas especialidades de referência – e realiza mutirões cirúrgicos para dar vazão aos atendimentos.

No dia 22 de setembro, a mobilização com equipes da Ginecologia atendeu quase 20 casos de Histeroscopia (para correções uterinas), Histerectomia (remoção de parte ou todo útero) e Vídeo Laparoscopias (técnica cirúrgica mais moderna no momento). No último, 29 de setembro, o mutirão urológico atendeu seis casos oncológicos de prostatectomia (remoção cirúrgica de parte ou toda a próstata. Tão esperado quanto esses dois já realizados é o mutirão pediátrico que será no próximo sábado, dia 6 de outubro. Serão atendidas trinta crianças com diversos casos cirúrgicos.

M.R.M. ­­tem apenas 4 anos e já vai passar pela segunda cirurgia. Ele nasceu com má formação no pênis e testículo. Há 4 meses, passou por uma cirurgia plástica no Hospital da Baleia para reconstituição peniana. E desde que nasceu aguarda por uma cirurgia para correção do testículo. A mãe, Marta Ribeiro, 34 anos, dona de casa, está feliz com o agendamento da cirurgia pediátrica para o próximo sábado, 6 de outubro. “Quanto antes fizer mais chances tem de evitar a esterilidade. Graças a Deus agora conseguimos”, disse ela.

Impossibilitada de fazer suas tarefas diárias por conta de um prolapso uterino (descida do útero) M.A.S.A, dona de casa de 71 ano, diz que não conseguia mais viver do jeito que estava vivendo antes da cirurgia realizada no último dia 22 de setembro. Ela mal conseguia ficar em pé, sentia dores e dificuldade para urinar. “Foi com muita ansiedade que recebi a notícia de que o Hospital da Baleia iria adiantar minha cirurgia. Eu estava esperando há mais de 1 ano e meio este encaminhamento”, comentou. Ainda em repouso pós-operatório, a paciente passa bem e já relata melhoras em sua rotina.

Sobre o Hospital da Baleia:

É uma instituição filantrópica com 74 anos de história pautada no atendimento humanizado e na excelência na prestação dos serviços de saúde. Anualmente, são mais de 500 mil procedimentos, sendo 85% deles via Sistema Único de Saúde (SUS). Atende pacientes de mais de 80% dos municípios mineiros. O Hospital é referência estadual em Oncologia Adulta e Pediátrica, Ortopedia, Pediatria, Cirurgia Buco-maxilo-facial, Cirurgia Geral, Nefrologia e Urologia. Por ano, realiza cerca de 90 mil consultas ambulatoriais, 8 mil internações, 7 mil cirurgias, 57.365 sessões de hemodiálise, 18 mil de quimioterapia e 11,6 mil de radioterapia.