Neste sábado, às 8h30, a Biomtech, empresa especializada em reconhecimento facial será fonte em matéria do programa Justiça em Questão transmitido na Rede Minas. O programa terá reapresentação às 16h na TV Justiça e amanhã (domingo), às 16h na Rede Minas. Acompanhe!

Um sistema desenvolvido pela Biomtech será utilizado de forma pioneira no Fórum Lafayette, em Belo Horizonte, para viabilizar a identificação de sentenciados por meio de reconhecimento facial. O sistema será utilizado por pessoas que cumprem prisão domiciliar, suspensão condicional da pena (sursis), suspensão condicional do processo ou estão em livramento condicional e têm, periodicamente, que se apresentar à Justiça para informar suas atividades.

A tecnologia vai permitir que o sentenciado receba um documento, semelhante a um tíquete, com data e horário do comparecimento ao fórum. O  CEO da Biomtech, Paulo Ottoni, conta que trata-se de um produto inovador, desenhado especialmente para o Poder Judiciário. Ele comentou ainda que o resultado das apresentações será mantido em um banco de dados que facilitará também a emissão de relatórios pelos gestores do sistema.

Outra vantagem é a otimização de recursos humanos. Menos servidores serão necessários para o atendimento dos sentenciados, logo, mais pessoas estarão dedicadas para trabalhar na movimentação processual. Inicialmente serão cadastrados no sistema de reconhecimento facial mais de 5 mil condenados com processos em trâmite na Vara de Execuções Penais (VEP) e na 5ª Vara Criminal da capital.